Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Guilherme Guido bate recorde sul-americano e está na final dos 100m costas

swimchannel

11/12/2018 18h05

No primeiro dia de competições no Campeonato Mundial de piscina curta em Hangzhou, na China, Guilherme Guido foi um dos destaques brasileiros na piscina.

Já nas eliminatórias Guido mostrou sua força. Com uma bela saída bateu o recorde sul-americano da prova, que já era dele, fazendo o tempo de 49s57. O antigo recorde (49s62) havia sido feito no Troféu José Finkel deste ano, que foi a seletiva do país para o Mundial.

Com o melhor tempo das eliminatórias o brasileiro nadou as semifinais pela tarde (manhã do Brasil) e novamente fez sua melhor marca e recorde sul-americano. O atleta do Esporte Clube Pinheiros nadou os 100m costas com  49s45 e passou para as finais de amanhã (12) com o segundo melhor tempo, atrás apenas do chinês e recordista mundial Jiayu Xu que fez 49s21.

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Guido terá uma tarefa difícil para subir ao pódio, mas pode surpreender. Além de Jiayu Xu, o Estados Unidos vem forte com Ryan Murphy, campeão olímpico na prova no Rio-2016 que fez o terceiro melhor tempo das semifinais com 49s52 e com Matt Grevers, campeão olímpico na mesma prova em Londres-2012 e que está com o quinto melhor tempo no balizamento: 49s97.

Além deles, o ex-recordista mundial Kliment Kolesnikov, da Rússia, está com o quarto melhor tempo: 49s62. O russo é o atual campeão olímpico da Juventude e também sagrou-se campeão europeu em piscina longa e curta. O último campeão mundial de piscina curta da prova também estará na final. Trata-se do australiano Mitch Larkin que avançou com o oitavo tempo: 50s12.

O outro brasileiro na prova, Guilherme Basseto nadou a semifinal da prova nesta terça-feira (11) e terminou em 13º lugar com o tempo de 50s83. Será uma missão duríssima para Guido, mas como ele mesmo disse esta vivendo uma ótima fase e uma medalha apenas irá coroar esse momento. As finais de quarta-feira (12) começam a partir das 8h30 e terão transmissão ao vivo do Sportv2.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel