Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Cameron van der Burgh anuncia aposentadoria

swimchannel

12/12/2018 18h06

O dia 12 de dezembro de 2018 está eternizado na memória de Cameron van der Burgh. O sul-africano conquistou de forma brilhante o título mundial dos 100m peito, superou o recorde de campeonato e ameaçou bater seu próprio recorde mundial. Tudo as vistas de Nefeli Valakenis, com quem se casou recentemente e estava presente ao complexo aquático em Hangzhou. Na coletiva após a prova esperava-se uma declaração sobre a medalha de ouro, porém, o sul-africano anunciou sua aposentadoria das piscinas.

Aos 30 anos de idade, van der Burgh tinha planos de continuar nadando até os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Porém, nos últimos meses sua vida passou por drásticas mudanças. A começar pelo casamento com Nefeli em julho. Menos de dois meses depois o nadador mudou-se para Londres para trabalhar em uma empresa do mercado de petróleo. Mesmo conseguindo conciliar a natação com o novo trabalho, a rotina esta sendo bastante puxada para o atleta. Ele se dedicaria menos ao esporte e dessa forma sua preparação para encarara adversários seria prejudicada.

van der Burgh celebra seu título mundial – Foto: Reprodução

Todos foram pegos de surpresa pelo anúncio do sul-africano, já que muitos o imaginavam nadando por mais algum tempo. Ainda mais depois da ela performance na final dos 100m peito quando estabeleceu o recorde de campeonato com 56s01, ficando a 40 centésimos de sua própria marca mundial feita em 2009. Pelo que assistimos hoje, van der Burgh ainda poderia ser competitivo por mais algum tempo. Sua despedida oficial será sábado quando nada os 50m peito de olho em mais uma medalha para encerrar sua trajetória aquática.

Cameron van der Burgh despede-se da natação com diversas glórias. Foi campeão olímpico nos 100m peito em Londres-2012 e vice no Rio-2016; conquistou 16 medalhas em campeonatos mundiais de longa e curta; outras nove medalhas nos Jogos da Commonwealth e foi recordista mundial nos 50m e 100m peito tanto na piscina curta, quanto na longa. Um dos grandes da natação mundial e que vai fazer muita falta as piscinas.

Em homenagem a sua carreira a FINA publicou um vídeo com um compilado de todas as suas medalhas em campeonatos mundiais. Assista abaixo:

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel