Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicholas Santos tenta bicampeonato mundial nos 50m borboleta

swimchannel

14/12/2018 18h09

Nicholas Santos está em mais uma final de Mundial. O nadador de 38 anos, conquistou nesta sexta-feira (14) a vaga na decisão dos 50m borboleta no Campeonato Mundial de piscina curta, realizada em Hangzhou, na China.

Nas eliminatórias ele nadou a prova em 22s41 e se classificou com o primeiro tempo. Na semifinal, na noite de quinta-feira, foi novamente o melhor, agora com o tempo de 21s96. Nicholas, que é atual recordista mundial da distância com o tempo de  21s75, vai em busca do seu segundo título mundial em piscina curta.

O nadador está no seu 13º Campeonato Mundial. Seu primeiro Mundial foi em 2001 em Fukouka no Japão e o primeiro de curta foi em 2002, na cidade de Moscou, na Rússia. Naquela ocasião terminou em 23º nos 50m livre e em 13º nos 50m borboleta.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Em Mundiais de curta suas primeiras medalhas foram em Indianápolis-2004: bronze nos 50m livre e prata com o revezamento 4x100m livre masculino. Na prova dos 50m borboleta, foi quarto colocado em Dubai-2010, prata em Doha-2014 e ouro em Istambul-2012. Na última edição, em Windsor-2016, parou na semifinal com o nono melhor tempo. Neste mesmo Mundial no Canadá conquistou a prata com o revezamento 4x50m medley misto.

O nadador tem ainda tem outras duas medalhas de ouro em Mundias de curtas, as duas em Doha 2014: com o 4x50m medley masculino e misto. Nicholas também foi duas vezes vice-campeão mundial da prova em piscina longa, em Budapeste-2017 e Kazan-2015.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Atleta mais velho a quebrar um recorde mundial, nos 50m borboleta em outubro deste ano com 21s75, e pode se tornar o mais velho a conquistar um título mundial. O atleta campeão mundial mais velho da natação, por enquanto, é Mark Warnecke da Alemanha nos 50m peito no Mundial de Montreal-2005, aos 35 anos.

Sua longevidade é notória. A cada caída na água Nicholas mostra que a idade não o faz menos competitivo do que seus concorrentes ao título. Na final de amanhã, será o único atleta nascido na década de 1980. O segundo mais velho é Chad Le Clos, nascido em 1992, com 26 anos!

Na noite desta sexta-feira (14) as eliminatórias começam a partir das 23h30 (horário de Brasília) com transmissão do SporTV. As finais tem início as 8h30 do sábado (15) também com transmissão do SporTV.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel