Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Open conta com a presença de medalhistas mundiais e tem quebra de recorde

swimchannel

21/12/2018 16h32

O Torneio Open, realizado na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, desde quarta-feira (19), está entrando na sua reta final nesta sexta-feira (21). Com recordes de campeonato e de categorias, a competição também foi marcada pela presença dos medalhistas mundiais de piscina curta Etiene Medeiros e Fernando Scheffer.

A terceira etapa, realizada na tarde desta quinta-feira (20) começou com a prova dos 100m livre. No feminino, vitória de Daynara de Paula com 56s20 e no masculino de Pedro Spajari com 48s78, tendo ainda Gabriel Santos nadando abaixo de 49 segundos e levando a prata com 48s91.

Nos 200m borboleta Beatriz Santos com 02min21s58 e Kauê Carvalho com 1min57s41 foram os campeões. Em quinto lugar, Gustavo Saldo quebrou mais um recorde brasileiro juvenil 1. Desta vez, um especial e que durava 19 anos. Com 2min01s14 ele agora é o novo recordista brasileiro de categoria nos 200m borboleta, superando antigo dono da marca Kaio Márcio de Almeida que ficou curiosamente com a medalha de prata.

Daynara de Paula (foto: Satiro Sodré)

Nos 50m costas feminino não deu outra. Recém-chegada do Campeonato Mundial de piscina curta na China, Etiene Medeiros nadou seu último 50m costas do ano, vencendo com 28s26. Entre os homens o campeão foi Vitor Guaraldo com 25s69.

A quarta etapa, realizada na manhã desta sexta-feira (21) começou com mais um ouro de Gabrielle Roncatto nos 400m medley com a marca de 5min00s28. Agora, a nadadora da Unisanta já soma três vitórias em Porto Alegre. Na versão masculina ouro para Ícaro Pereira do Fluminense com 4min24s51.

Nos 50m borboleta feminino, Bruna Rocha surpreendeu e venceu a favorita Daynara de Paula ao nadar para 26s82 contra 27s11 da nadadora do SESI-SP. Na prova masculina ouro para Guilherme Rosolen que bateu na frente com 24s06, a frente de Kauê Carvalho com 24s45 e Kaio Márcio de Almeida com 24s48.

Fernando Scheffer – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Na prova dos 200m livre aconteceu a melhor performance do evento até aqui. Integrante da equipe campeã e recordista mundial em piscina curta, Fernando Scheffer brilhou. Recém-chegado da China, o nadador do Minas Tênis Clube conquistou a medalha de ouro, com o tempaço de 1min45s51, novo recorde sul-americano da prova e quarta melhor performance do mundo em 2018. Na prova feminina ouro para Sabrina Jacob com 2min04s37.

Nos 100m costas feminino, que não contou com a presença de Etiene, ouro para Natalia de Luccas com o tempo de 1min03s33. Já na prova masculina ouro para o experiente Leonardo Guedes que nadou para 55s25.

Ao final da quarta etapa e faltando apenas uma para o encerramento da competição, o Minas TC lidera a tabela de pontuação de clubes com 909 pontos, seguido do Pinheiros com 667 e do Corinthians com 602 pontos. Veja os resultados completos clicando aqui. A quinta e última etapa acontece hoje às 17h30.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel