Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O calendário das águas abertas em 2019

swimchannel

07/01/2019 17h02

Na semana passada apresentamos aqui na SWIM CHANNEL o calendário dos principais eventos internacionais da natação profissional. Hoje trazemos aqui uma matéria especial dos principais eventos de águas abertas da natação nacional. E assim como nas temporadas passadas, 2019 reserva muitas provas para os atletas de todo o país. A começar pelo Desafio Mais Travessias que acontece no próximo sábado e tem inscrições abertas até hoje (clique aqui para fazer a sua). A Mais Travessias terá ainda mais duas etapas de seu circuito 2018/19 este ano em São Lourenço do Sul em março e Cidreira em abril.

Outros dois circuitos que já tem seus calendários definidos são do estado de São Paulo. O Circuito Maratona Aquática tem seu pontapé inicial dia 20 de janeiro com a primeira etapa a ser realizada em São Sebastião e já tem inscrições abertas. Com dez etapas, o evento da Associação Aquática, é um dos mais antigos do Brasil e vai até novembro. Também bastante conhecido do grande público, o Circuito Gaivotas Eventos se inicia dia 20 de janeiro no litoral paulista. A primeira das dez provas do evento será disputada na Praia do Canto do Indaiá em Bertioga e também conta com inscrições via SWIM CHANNEL. O mês tem ainda a primeira prova do Circuito Litoral, dia 27 em Ubatuba e que também conta com inscrições em nosso site.

Desafios Aquaman – Foto: Reprodução

Em fevereiro tem início um dos principais circuitos de águas abertas o país: o XTERRA Swim Challenge. Até o momento apenas as etapas do 1º semestre foram divulgadas, com início em Mangaratiba nos dias 9 e 10. Em breve a grade de eventos será completada e publicada em nosso site. O segundo mês do ano também conta a 3ª etapa do Circuito Mares, dia 17 em São Sebastião. A temporada 2018/19 da competição termina no dia 30 de junho. Em março tem a primeira etapa do Desafios Aquaman na bela cidade de Capitólio, em Minas Gerais, uma etapa que promete ser bastante procurada pelos atletas. E em outubro acontece a segunda etapa na Praia da Cocanha em Caraguatatuba.

Abril traz dois grande circuitos: Aloha Spirit Festival e o Circuito Aqua. O Aloha terá três etapas (Ilhabela, Brasília e Cabo Frio) com início dia 12 em Ilhabela. Já o Circuito Aqua também vai ter três provas, abrindo com a Volta do Parcel dia 28 e terminado em dezembro com a Fuga das Ilhas. Outro destaque do mês é a Ultramaratona da Ilha do Mel, no dia 27. Em maio a principal atração será a primeira prova do o Rio Negro Challenge, no dia 19 em Manaus. Os detalhes e distâncias da competição serão divulgados em breve e o evento terá ainda mais uma etapa no começo do mês de dezembro.

XTERRA Swim Challenge – Foto: Reprodução

O segundo semestre reserva outros desafios, principalmente com a reta final dos principais circuitos de águas abertas do Brasil e outras provas avulsas. Em julho o destaque fica para o Desafio Tríade, da Associação Aquática, onde os atletas nadam três provas de águas abertas em um mesmo fim de semana no Guarujá. Em novembro acontece a Fuga da Ilha Grande, principal ultramaratona do calendário da Maratona Aquática Sem Fronteiras (MASF), em Angra dos Reis. No mesmo mês também chega ao fim o calendário do Circuito de Travessias de Bombinhas.

Além das provas de águas abertas a temporada traz ainda competições de natação master em piscina. A Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN) já divulgou todos os seus campeonatos, com destaque para o Brasileiro de longa em Curitiba no mês de abril e o Brasileiro de curta em Uberlândia no mês de novembro. A associações estaduais deverão revelar os seus eventos até o final do mês. Este ano também teremos o Campeonato Sul-Americano Master no Paraguai, entre os dias 12 e 17 de novembro.

Aloha Spirit Festival – Foto: Reprodução

O calendário de 2019, porém, não esta completo. Alguns circuitos como o Rei e Rainha do Mar, Copa Brasil da CBDA, Maratour e Litoral Up ainda não divulgaram suas etapas, o que deverá ser concretizado em breve. Provas avulsas, como a Maratona Aquática 14 BisTravessia do Canal de Ilhabela e Travessia João Moreno também ainda não definiram suas datas para o segundo semestre. O calendário completo de provas de águas abertas e natação master pode ser conferido aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel