Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Atletas refugiados nadam em Gwangju

swimchannel

22/07/2019 15h06

Pela primeira vez na história o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos terá a presença de atletas refugiados competindo. Yusra Mardini e Rami Anis já são figuras conhecidas no meio aquático. Refugiados sírios, ambos fizeram parte do Time Olímpico de Refugiados nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e voltam agora a disputar um grande evento internacional.

A dupla teve que fugir de sua terra natal devido a Guerra Civil na Síria que começou em 2011 e ainda não terminou. Anis conseguiu refúgio na Bélgica, mas até chegar em sua nova casa teve que passar por sete países entre Europa e Ásia, se alimentando de forma precária e arriscando a vida em perigosas viagens de ônibus, trem e barco.

Yusra Mardini – Foto: Oli Scarff/AFP Photo

Já Mardini tem uma história ainda mais incrível. Ao lado da irmã, também nadadora, embarcou em um barco superlotado para fugir da guerra. Devido ao peso, a embarcação quase afundou. Para salvar sua vida e a das demais pessoas ela e a irmã pularam na água e juntas com mais dois homens nadaram por três horas ao lado do barco que conseguiu atracar na costa grega. Desde então vive e treina na Alemanha, onde teve seu refúgio concedido.

E os dois já caíram na água no primeiro dia de Mundial. Mardini nadou as eliminatórias dos 100m borboleta terminando em 47º lugar com 1min08s79. Já Anis nadou os 50m borboleta e foi o 68º colocado com 26s24. Ela ainda nadará os 100m livre e ele os 100m borboleta neste Mundial.

Rami Anis – Foto: Harry Fayt

A dupla também vai estar em ação nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 participando mais uma vez do Time Olímpico de Refugiados. Desta vez o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu aumentar o número de refugiados na competição, passando de dez para 37.

Segundo dados de 2018 do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), existem 70,8 milhões de refugiados espalhados pelo mundo. As iniciativas da FINA e do COI em abrir espaço para a discussão da causa do refúgio e utilizando o esporte como ferramenta de integração, são sempre bem-vindas e necessárias para um mundo melhor.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel