Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Falha em acessório marca os 100m costas de Gwangju; Guido vai à final

swimchannel

22/07/2019 13h24

As provas de 100m costas masculino no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju sofreram alterações com falhas no acessório de saída. Nas eliminatórias do segundo dia de competições, realizadas na noite deste domingo (21), alguns atletas sofreram com falhas no device, acessório de saída que é conectado ao bloco de partida.

Na hora da saída de costas, o acessório (que é encaixado no bloco), começou a sair do encaixe e alguns atletas escorregaram. O problema pode ter sido causado porque o device não era da mesma marca que os blocos da Omega. O italiano Simone Sabbioni, por exemplo, escorregou duas vezes. Além dele, Dylan Carter de Trinidad e Tobago também escorregou. Os dois tiveram que nadar outra vez para conseguir a classificação para as semifinais.

Por conta dos problemas causados com o device, as semifinais tiveram dois nadadores a mais. Thomas Ceccon e Richard Bohus, para não serem prejudicados pelos problemas com o acessório, foram colocados na semifinal. Eles haviam saído da prova pelo tempo que fizeram depois da segunda chance dada a Sabbioni e Carter.

Simone Sabbioni – Foto: Divulgação/Yonhap

Na semifinal desta segunda-feira quem ajudou a solucionar o problema foi o brasileiro Guilherme Guido. Em entrevista para o Sportv, logo após a prova, Guido explicou que nos seus treinos no Esporte Clube Pinheiros ele e os atletas costumam usar o ajuste do device no último nível, que não precisa ser deslocado e ajuda a diminuir os problemas na hora do ajuste.

O brasileiro e seu técnico André "Amendoim" deram essa sugestão aos técnicos e atletas para as semifinais em Gwangju. A sugestão foi aceita e todos nadaram no mesmo nível de nivelamento do apoio.

O acessório foi criado pelo norte-americano Aaron Peirsol, campeão olímpico dos 100m e 200m costas em Atenas-2004 e nos 100m costas em Pequim-2008. A ideia do objeto é que, se bem encaixado no bloco, os atletas tivessem um suporte para os pés e não escorregassem na hora de sair.

Guilherme Guido – Foto: Satiro Sodré

Nas eliminatórias Guido estabeleceu um novo recorde sul-americano ao fazer 52s95 e passou para a semifinal com o segundo melhor tempo. Hoje de manhã, Guido se classificou com o sétimo melhor tempo para a final: 53s23.

O melhor da semi foi o chinês Jiayu Xu com 52s85. Também estarão na final: o russo Evgeny Rylov, os americanos Ryan Murphy e Matt Grevers, o australiano Mitchell Larkin, o japonês Ryosuke Irie e o romeno Robert Glinta. Nomes pesados de uma das mais fortes finais deste Mundial de Gwangju.

A final dos 100m costas será realizada na manhã desta terça-feira (23). As provas começam às 8h da manhã (horário de Brasília) e terão transmissão do Sportv. Confira os resultados completos das provas aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel