Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasileiros vão a final e têm chances de medalhas em Gwangju

swimchannel

23/07/2019 14h27

A final do 50m peito será realizada nesta quarta-feira (24) em Gwangju e pode dar duas medalhas para os brasileiros.  João Gomes Jr. e Felipe Lima estão na final e têm chances reais de pódio. E pode ser um momento histórico. Afinal, seria a primeira vez em Campeonatos Mundiais de longa que dois brasileiros subiriam ao pódio na mesma prova.

Nas eliminatórias, realizadas na noite desta segunda-feira (22), João Gomes Jr. e Felipe Lima nadaram a prova em 26s73, segundo melhor tempo para as semifinais. O melhor tempo das eliminatórias foi de Adam Peaty, que sobrou e marcou 26s28.

Na primeira semifinal, realizada na manhã desta terça-feira (23), João nadou pior do que nas eliminatórias e fez 26s84. O capixaba não saiu bem mas recuperou no nado e vai a final com o quinto melhor tempo. Já Felipe Lima, nadou ao lado de Peaty e melhorou o tempo das eliminatórias cravando agora 26s62, o segundo melhor tempo para a final.

Felipe Lima nadou ao lado de Adam Peaty – Foto: Satiro Sodré

O britânico Peaty é o grande favorito para a prova. O britânico chega na prova dos 50m peito com o primeiro tempo para as finais (26s11) e busca o tricampeonato mundial na distância. Campeão olímpico, recordista e campeão mundial nos 100m peito e único na história a completar a distância abaixo de 57 segundos, Peaty vive um momento especial da carreira. Seus números são impressionante, fazendo dele o dono dos recordes mundiais mais absurdo da natação atual. Publicamos aqui na SWIM CHANNEL uma análise detalhada mostrando como são incríveis seus tempos e erecordes.

João busca pelo menos igualar seu desempenho de Budapeste-2017. No último Mundial ele foi medalhista de prata, atrás apenas de Peaty. Aos 33 anos de idade, o brasileiro conquistou ano passado a medalha de bronze no Campeonato Pan-Pacífico de Tóquio e foi finalista dos 50m peito no Mundial de piscina curta de Hangzhou-2018.

Já Felipe Lima também busca sua segunda medalha em um Mundial de longa. O atleta foi medalhista de bronze na edição de Barcelona-2013 na prova dos 100m peito. Ao passado foi bronze nos 50m peito no Mundial de curta em Hangzhou e em Budapeste-2017 terminou na quarta colocação.

Joao Gomes Jr. – Foto: Satiro Sodré

As eliminatórias das provas tem início a partir das 22h com transmissão do Sportv. A final dos 50m peito será realizada na manhã desta quarta-feira (24). As provas começam às 8h da manhã (horário de Brasília) e terão transmissão do Sportv. Clique aqui para conferir os resultados completos. 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel