Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Três vezes Etiene Medeiros!

swimchannel

25/07/2019 15h20

No quinto dia de finais, realizado em Gwangju, na Coreia do Sul, Etiene Medeiros conquistou mais uma medalha em Mundiais e se igualou a Nicholas Santos, Thiago Pereira e Bruno Fratus, na segunda colocação entre os maiores medalhistas brasileiros em Mundiais de longa.

Na final dos 50m costas a nadadora de 28 anos ficou com a medalha de prata após nadar a prova em 27s44. Ao seu ldo no pódio estivaram a americana Olivia Smoliga, campeã com 27s33, e a russa Daria Vaskina, medalhista de bronze com 27s51.

Com a conquista Etiene acumula agora três pódios em Campeonatos Mundias de piscina longa na prova dos 50m costas. Em Kazan-2015 conquistou sua primeira medalha, uma prata. No Mundial seguinte, em Budapeste-2017 marcou o melhor tempo da carreira, 27s18, e tornou-se a primeira brasileira a ganhar uma medalha de ouro em um Mundiais de longa e até hoje a única mulher brasileira medalhista na competição.

Etiene Medeiros – Foto: Satiro Sodré

Se somarmos as medalhas obtidas em Mundiais de curta, Etiene chega ao número de nove medalhas. A nadadora também foi seis vezes medalhista na competição em piscina curta. Foram dois ouros (50m costas e revezamento 4x50m medley misto) e um bronze (4×50m livre misto) em Doha-2014, um ouro (50m costas) e uma prata (4×50 medley misto) em Windsor-2016 e um bronze nos 50m livre em Hangzhou-2018.

Somado ao feito de campeã pan-americana dos 100m costas em Toronto 2015 (que pode ser repetido daqui a duas semanas em Lima), Etiene se consolida ainda mais como o maior nome da história da natação feminina do Brasil.

Etiene Medeiros ainda pode conquistar mais uma medalha neste Mundial já que nada a prova dos 50m livre no domingo, último dia de competições em Gwangju. Hoje ela esta empatada com Bruno (uma prata e um bronze nos 50m livre e uma prata no 4x100m livre), Thiago (uma prata e um bronze nos 200m medley e um bronze nos 400m medley) e Nicholas (duas pratas e um bronze nos 50m borboleta). Cesar Cielo é o maior medalhista brasileiro em Mundiais de longa com sete pódios: seis ouros e uma prata.

As eliminatórias das provas tem início a partir das 22h com transmissão do Sportv. As finais começam às 8h da manhã (horário de Brasília) e terão transmissão do Sportv. Clique aqui para conferir os resultados completos do quinto dia de finais.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel