Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Caeleb Dressel e Sarah Sjöström são os melhores do Mundial

swimchannel

29/07/2019 12h01

Como acontece a cada fim de Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a FINA anunciou os ganhadores do prêmio de melhores da competição. Nesta edição em Gwangju, o americano Caeleb Dressel e a sueca Sarah Sjöström ficaram com o prêmio de atletas mais eficientes segundo a Federação Internacional. O esquema de pontuação da FINA para a premiação contabiliza apenas resultados individuais. Curiosamente, a dupla também foi eleita a melhor do Mundial passado em Budapeste.

Dressel venceu as quatro provas individuais que nadou. Foi campeão com recorde de campeonato nos 50m borboleta (22s35) e nos 50m livre (21s04), bateu o recorde mundial na semifinal dos 100m borboleta (49s50) e apenas nos 100m livre (46s96) não bateu a marca de campeonato ficando a cinco centésimos do recorde de Cesar Cielo. O americano ainda ganhou outros dois ouros com os revezamentos 4x100m livre e 4x100m livre misto e mais duas pratas com o 4x100m medley e 4x100m medley misto. Terminou o Mundial como o maior medalhista em uma única edição totalizando oito pódios superando as performances de Michael Phelps em 2007 e 2011 e de Michael Klim em 1998 que na ocasião haviam ganhado sete medalhas.

Caeleb Dressel – Foto: Satiro Sodré

Já Sjöström conquistou cinco medalhas individuais na piscina do Centro Aquático de Nambu. Foi campeã nos 50m borboleta, vice nos 50m livre e 100m borboleta e ganhou ainda dois bronzes nos 100m e 200m livre. A sueca também integrou os revezamentos de seu país nas disputas do 4x100m livre e 4x100m medley que terminaram em sexto e sétimo lugar respectivamente.

Em números de medalha, porém, foi a americana Simone Manuel quem mais subiu ao pódio em Gwangju. A velocista deixou a Coreia do Sul com sete medalhas. Foram duas em provas individuais: os dois ouros nos 50m e 100m livre e mais cinco em revezamentos: ouro no 4x100m medley e 4x100m livre misto, prata no 4x100m e 4x200m livre e 4x100m medley misto. Com esses resultados, Manuel tornou-se a primeira mulher a conquistar sete medalhas em uma única edição do Mundial de Esportes Aquáticos.

Sarah Sjöström – Foto: Clive Rose

Ao todo foram batidos dez recordes mundiais, com destaque para a americana Regan Smith a única a superar duas marcas mundiais individuais na competição. Na semifinal dos 200m costas nadou a distância em 2min03s69. Já na abertura do revezamento 4x100m medley abriu os primeiros 100 metros de costas para 57s57, tornando a primeira mulher a nadar abaixo dos 58 segundos. As duas marcas também são novos recordes mundiais júnior.

No quadro geral de medalha somando todas as competições a China foi a campeã com 16 medalhas de ouro, 11 de prata e três de bronze, totalizando 30 pódios. No total quem mais foi ao pódio foram os atletas americanos com 36 medalhas: 15 de ouro, 11 de prata e dez de bronze. O Brasil terminou na nona colocação com duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel