Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um tricampeonato histórico

swimchannel

07/08/2019 02h00

A noite do primeiro dia de finais dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 foi mais que especial para Leonardo de Deus. O nadador do Time Brasil conquistou a medalha de ouro e o tricampeonato dos 200m borboleta, sendo o primeiro a conquistar o feito nesta prova.

Leo se junta agora à Fernando Scherer nos 50m livre e a canadense Joanne Malar nos 200m medley, que também conseguiram vencer três edições consecutivas da mesma prova em Jogos Pan-Americanos.

Nos 200m borboleta, o brasileiro abriu vantagem a cada braçada e venceu com a marca de 1min55s86, deixando para trás Samuel Pomajevich dos Estados Unidos que terminou com a prata ao nadar para 1min57s35 e o colombiano David Gomes que fez 1min57s75 e levou o bronze.

Leonardo de Deus – Foto: Jonne Roriz/COB

"Estou muito feliz, só minha família e amigos sabem o que eu passei pra chegar até aqui. Eu que fui convocado em cima da hora e recebi a notícia com muita felicidade já que pude defender o título e conquistar o tri", comentou ao fim da prova.

Nas eliminatórias, realizada na manhã desta terça, Leo nadou tranquilo e com 2min00s00 e  marcou o quinto tempo. O atleta, que estava com a delegação brasileira no Mundial de Gwangju chegou a final da prova na Coreia do Sul e terminou na sétima colocação. Em Lima conseguiu um tempo melhor em relação a duas semanas atrás.

Leo viveu momentos de tensão antes de ser oficialmente convocado pelo COB. Após entrar com uma petição sobre os critérios de convocação da CBDA, o atleta foi convidado de última hora para fazer parte do time após a desconvocação de Gabriel Santos que esta suspenso por doping.

Leonardo de Deus – Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br

"Esse foi um ano bem complicado para mim Vim de uma lesão e não consegui nadar bem o Maria Lenk, mas estou aqui com a medalha de ouro para provar que tinha que ser minha. Ela foi fruto de muito trabalho e suor, só meus amigos e familiares sabem o quanto foi duro chegar até aqui e deu certo", finalizou.

Leo ainda nada os 200m costas na manhã desta quarta-feira (07). As eliminatórias do segundo dia de competições em Lima, começam a partir das 11h horário local, 13h no horário de Brasília. As finais estão marcadas para começar às 20h30 no horário de Lima, 22h30 em Brasília. A Record TV, para TV aberta, e o Sportv, para TV fechada, transmitem as provas. Veja os resultados completos da competição clicando aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel