Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Delfina Pignatiello brilha nos Jogos Pan-Americanos

swimchannel

11/08/2019 21h54

A argentina Delfina Pignatiello venceu no último dia dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, os 1500m livre feminino e com isso acumulou três vitórias em três provas individuais. Foi a única atleta da natação nestes Jogos a atingir esses números.

Além do feito ela conseguiu outro resultado inédito para a Argentina. Tornou-se a única na história do país a conquistar três medalhas na natação em uma só edição de Jogos Pan-Americanos. A detentora do recorde sul-americano, com 15min51s68 feitos neste ano, venceu a final da prova em Lima com 16min16s54, a frente da chilena Kristel Kobrich.

Com 19 anos de idade e em seus primeiros Jogos Pan-Americanos, "Delfi", como é chamada pelos fãs na argentina, conquistou também as provas de 400m e 800m livre. Melhor fundista da competição, ela falou sobre o cansaço e a superação ao longo desta última semana.

Delfina Pignatello – Foto: Maxi Failla

"Ontem estava me sentindo mal, mas nada como o poder da cabeça. As vezes a cabeça manda mais do que qualquer sensação corporal. Era o último dia, treinei muito para isso, são tantas horas, tanta dedicação, são tantas pessoas em volta (comissão técnica), que tive que pensar também em todos. Sou muito agradecida por eles", contou a nadadora após a terceira conquista.

O sucesso da argentina é notório. Na zona mista, área onde os atletas encontram a imprensa para conceder entrevistas, os jornalistas do país se amontoavam querendo uma declaração da jovem nadadora. Ela, sorridente e simpática respondia a todos com alegria estampada no rosto.

Questionada sobre o feito histórico para a Argentina ela contou: "Não sabia e dá uma grande felicidade. Tudo o que é bom para a Argentina é bom para mim. Agora me resta seguir crescendo e nadar com todas as forças para me classificar para os Jogos Olímpicos de Tóquio", disse Delfina.

Delfina Pignatiello – Foto: Katarine Monteiro/Swim Channel

Delfina é o presente e o futuro da natação argentina. Nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 ela foi medalhista de prata nos 400m e 800m livre e segue como uma das maiores esperanças da Argentina para os Jogos Olímpicos de Tóquio e os próximos ciclos olímpicos.

"Ultimamente estou pensando em desfrutar do momento, e claro, dar sempre tudo de mim. É muito esforço, muita dedicação, todos meus amigos e minha famílias me apoiaram nesses meses e nas horas de esforço que tive que me dedicar. Estou muito feliz pelos os resultados que apareceram e desfrutando de tudo o que Jogos oferecem", finalizou.

Todos os resultados de Delfina e das outras provas da natação nos Jogos Pan-Americanos de Lima podem ser vistos aqui, no site oficial da competição.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel