Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Chuva de medalhas e recordes em Gwangju

swimchannel

20/08/2019 00h48

Mais uma vez o Brasil fez bonito no Campeonato Mundial Master de Esportes Aquáticos. A competição terminou neste domingo e foi realizada na cidade sul-coreana de Gwangju, mesmo palco do Mundial absoluto que ocorreu no mês passado. Os 103 atletas brasileiros (79 nadadores e 24 jogadores de polo aquático) que estiveram na competição subiram 65 vezes ao pódio, além de estabelecerem 16 novas marcas nacionais e outras 13 sul-americanas.

A natação foi a modalidade com mais pódios: 62 ao todo. Dessas foram 23 medalhas de ouro, 15 de prata e mais 24 de bronze. E o número aumenta se considerarmos as regras especificadas da FINA para os Mundiais Masters. Além dos três primeiros lugares, a organização premia ainda do 4º ao 6º lugar com uma medalha de participação. Foram ao todo mais 44 brasileiros nestas colocações.

Djan Madruga foi o brasileiro mais premiado em Gwangju. Medalhista com o revezamento 4x200m livre nos Jogos Olímpicos de Moscou-1980, o nadador de 60 anos conquistou seis medalhas de ouro na Coreia do Sul: 200m e 400m medley (ambas com recorde sul-americano), 400m e 800m livre e 200m costas, além dos 3 km nas águas abertas. Com 5min25s75 nos 400m medley ele ainda bateu o recorde de campeonato.

Djan Madruga – Foto: Reprodução/ABMN

Quem mais bateu marcas sul-americanas foi Cynthia Egypto Mazoni Andrade, com três novos recordes continentais na categoria 80+: 50m, 100m e 200m peito. Em todas essas distâncias ela conquistou a medalha de ouro. Cynthia ainda ganhou uma prata 50m borboleta e um bronze nos 200m medley.

Além da medalha de Djan Madruga nos 3 km na categoria 60+, o Brasil somou outro ouro nas águas abertas na categoria 55+ com Cláudia Carrapatoso. A outra medalha do país veio no polo aquático com a equipe AMPA Masters Old Fellows na categoria 55+ que ganhou a prata.

Os resultados completos podem ser encontrados no site oficial da FINA. Já a relação completa de todos os brasileiros medalhistas e recordistas podem ser conferidas no site da ABMN aqui. O próximo Campeonato Mundial Master de Esportes Aquáticos será disputado em Fukuoka, no Japão, em 2021.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel