Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma aventura pelo meio ambiente

swimchannel

27/08/2019 09h43

Em um momento onde se discute bastante sobre a preservação ambiental no Brasil, ter conhecimento de campanhas que promovam essa ação é algo de suma importância. Uma delas é o projeto Viva a Aventura, idealizado pelo nadador e ex-surfista Ricardo Augusto que visa justamente promover uma maior conscientização ambiental através de passeios aquáticos e incentivar o contato direto do atleta com a natureza. Pensando em alcançar o máximo de pessoas possíveis, a ação escolheu alguns embaixadores que terão a missão de promover o desafio e transmitir a mensagem aos novos nadadores. Um deles é Gilberto Bucholtz.

Aos 47 anos, Gilberto afirma que é uma honra poder participar desta campanha e colaborar com o projeto. "Ser um embaixador do Viva a Aventura é para mim mais do que um privilégio e um orgulho de estar junto de pessoas tão especiais no mundo das águas abertas. É também um grande prazer saber que eu estou fazendo um pouco a mais por essa causa, ajudando na divulgação de ações de preservação dos nossos oceanos e da nossa natureza", afirma o atleta que define a ação como um pequeno gesto para uma nobre e importante causa ambiental.

Gilberto Bucholtz no Ironman de Florianópolis de 2016 – Foto: Arquivo pessoal

"É muito gratificante poder divulgar e mostrar pra todos, um pouco da ideia desse projeto maravilhoso de preservação e manutenção do nosso litoral, dos nossos mares, da nossa natureza e do lugar que adoramos estar, seja para nadar, surfar ou remar. Se cada um fizer um pouco a mais, já estamos remando para o caminho certo", celebra Gilberto que esteve no grupo de atletas que nadaram em volta do Arquipélago de Alcatrazes nas duas edições da aventura. Para ele poder estar nesses locais exóticos e cercados pela natureza é algo inesquecível para qualquer pessoa.

"Existe a experiência de poder nadar em lugares super especiais e pouco ou quase nada explorados, como foram as duas vezes que estivemos em Alcatrazes e que será agora na Ilha Vitória. São lugares maravilhosos, selvagens, de águas cristalinas e com muita vida. Locais que eu tenho certeza que qualquer pessoa gostaria de poder nadar ou mesmo visitar", disse o triatleta que reforçou a novamente a mensagem do ambientalismo. "Estaremos envolvidos na causa do projeto e saber que cada um fará um pouquinho para ajudar na preservação do nosso litoral", diz.

Gilberto e outros nadadores em Alcatrazes – Foto: Maristela Colucci

O projeto do Viva a Aventura não busca apenas atrair nadadores e sim atletas que tenham algum tipo de vivência nas águas abertas. O próprio Gilberto é um exemplo disso. Ao contrário de outros embaixadores como Igor de Souza, Sabrina Mazzola e Jacques Abram que sempre foram nadadores desde as categorias de base, Gilberto vem do triatlo e tem em seu currículo quatro participações no famoso Ironman que reúne disputas de 3,8 km de natação em águas abertas, 180 km de ciclismo e mais 42 km de corrida.

"Não sou um dos grandes competidores das maratonas de águas abertas, mas eu costumo sempre nadar e treinar no mar nos finais de semana, afinal, minha base é o triatlo", conta o triatleta que também já competiu mais de dez vezes no Meio-Iroman, já correu uma ultramaratona de 75 km, pedalou 5.000 km no Race Across America (prova que corta os Estados Unidos de oeste a leste) e atravessou a nado o Estreito de Gibraltar, entre outros eventos internacionais.

Gilberto Bucholtz – Foto: Reprodução

"Enfim, sou movido por desafios, por experiências e por aventuras diferentes. Posso dizer que no mundo das águas, sou um apaixonado pelos desafios de nadar em lugares diferentes e principalmente envolvido com pessoas e causas especiais", finaliza o embaixador que estará presente no próximo dia 14 de setembro na Ilha Vitória para a primeira etapa desse novo desafio.

Além da Ilha Vitória os nadadores também poderão participar do passeio aquático na Ilha dos Gatos no dia 12 de outubro e no Rio Guaratuba no dia 14 de dezembro. Para o ano que vem será realizada uma 3ª edição da Volta a Ilha de Alcatrazes. Para conhecer mais detalhes e preços dos pacotes do evento, além da relação completa dos embaixadores da ação clique aqui e visite a página oficial.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel