Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Artur Barone confirma presença na Travessia do Canal de Ilhabela 2019

swimchannel

18/10/2019 17h49

O atleta Artur Barone é uma das principais revelações das provas de águas abertas do país. Aos 16 anos ele já é mais do que uma promessa em grandes competições pelo estado de São Paulo com vários títulos no currículo. Um deles ele irá defender no próximo dia 10 de novembro: o da Travessia do Canal de Ilhabela.

Artur, que vive no Guarujá e treina em Santos com o técnico Maurício Nogueira, é atleta da Unisanta e no ano passado foi o grande campeão geral da travessia. O nadador é patrocinado pela Mormaii, que também é apoiadora oficial da sexta edição da Travessia do Canal de Ilhabela. Ele conversou com a SWIM CHANNEL e falou sobre suas expectativas para a edição de 2019 além de detalhes sobre sua carreira.

Ele começou a nadar aos 8 anos de idade e nunca mais parou. Sua primeira competição foi o Circuitinho de Águas Abertas de Ubatuba onde nadou 250 metros e terminou em segundo lugar. Aos 14 anos percebeu que levava jeito para as provas de águas abertas.

"Ali vi que as águas abertas era meu foco quando quebrei minha perna em 2017. Como só conseguia praticar a natação para a recuperação, comecei a gostar de praticar a modalidade no mar, lugar em que minha perna não doía tanto por conta de não precisar dar as viradas. No mar me sentia livre, o que me dava uma sensação muito boa. Independente da minha condição, por estar voltando, as águas abertas me davam força para continuar", comentou.

Artur Barone – Foto: Arquivo pessoal

Em 2019, ele foi campeão de uma etapa do Campeonato do Brasileiro de Maratonas Aquáticas e obteve algumas vitórias no Campeonato Paulista da FAP. Na piscina, em campeonatos oficiais, ele tem dois terceiros lugares nos 400m e 1500m livre.

Artur relembra que entre todas as competições que participou a que o marcou foi o Aloha Spirit em Brasília: "Esta foi a competição mais marcante da minha vida. Gostei muito da minha prova, foi uma chegada bem disputada entre eu e o Alan Viana e também com outros competidores que eu sempre admirei. No final da prova eu consegui passar por todos eles e venci. Nunca vou me esquecer", recorda.

Seus objetivos na carreira são simples. "O meu objetivo é viver do esporte. É isso que me move. Claro que meus objetivos são também de ganhar e viver de vitórias, mas viver do esporte é o que eu mais almejo", disse o nadador.

No próximo mês o jovem atleta nada pela terceira vez a Travessia do Canal de Ilhabela. "Em 2017, na primeira vez que nadei eu acabei não indo tão bem por causa da correnteza muito forte no Canal. Já a segunda, em 2018, quebrei o recorde e fui campeão geral. Fiquei muito feliz, porque foi o primeiro recorde que eu bati. Gostei muito da prova, consegui navegar muito bem e aproveitar todos os aspectos da prova", comenta.

Artur Barone na Travessia do Canal de Ilhabela 2018 – Foto: Fabio Mota Photo

De poucas palavras, o nadador quer repetir o feito este ano e quebrar sua própria marca. "Sinto que melhorei muito no quesito treino e performance este ano. Quero nadar bem novamente e quebrar mais uma vez o recorde e ficando de novo com a vitória", disse.

Entre os diferenciais de Travessia do Canal de Ilhabela, o atleta destaca o fato dela começar no continente e ir até a ilha. "A Travessia do Canal é de fato uma travessia, saindo do continente e até uma ilha. É uma prova que todos gostam de nadar. No meio do percurso existem muitas rajadas de ventos fortes e todos esses fatores contribuem para deixar a prova ainda mais desafiadora, mesmo não sendo tão longa. A experiência de nadar um evento assim é incrível".

O atleta tem uma admiração especial por Ilhabela. Surfista desde pequeno, ele acredita que o lugar tem um clima agradável e favorável para a prática do esporte. "Não é a toa que todos os eventos esportivos que passam pela ilha se dão bem. Ilhabela é espetacular, muito bonita, o povo é legal, não tenho nem palavras para descrever a água. Além disso o esporte lá é muito forte e a navegação é muito bem vista por lá. Assim como o esporte de competição. Na minha opinião, a Travessia do Canal de Ilhabela está em um lugar espetacular", finaliza o nadador.

Outra paixão de Artur Barone é o surf – Foto: Arquivo pessoal

Com patrocínio da Riachuelo e o apoio da Prefeitura de Ilhabela e da Mormaii, a 6ª edição da Travessia do Canal de Ilhabela será realizada pela Associação Magna de Desportes, Lei do Incentivo ao Esporte e Governo do Estado de São Paulo, além da Ecooutdoor em parceria com a SWIM CHANNEL.

Todos os atletas receberão um kit e medalha de participação após a conclusão da prova. A retirada dos kits, assim como o congresso técnico, será feito no sábado (09), em local ainda a ser definido.

Os que fizeram a inscrição mas que não irão participar devem enviar um e-mail para eventos@swimchannel.com.br com nome completo e CPF. Para mais informações, curiosidades e conferir resultados das edições anteriores acesse o site oficial do evento: canaldeilhabela.com.br.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel