Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Estrelas internacionais nas águas do Rio Negro

swimchannel

22/10/2019 17h54

Encerrando a temporada 2019 de natação em águas abertas na região norte do Brasil, o Rio Negro Challenge trará para a região amazônica atletas de vários países para disputar a tradicional Travessia Almirante Tamandaré, que faz parte do programa de provas da competição. Até o momento dez atletas internacionais de cinco países já confirmaram presença no evento que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro. E entre eles têm até campeão mundial.

É o caso de Axel Reymond, atual bicampeão mundial dos 25 km. O francês, que triunfou em Budapeste-2017 e Gwangju-2019, será o principal nome internacional a disputar a travessia. Reymond também terá uma experiência única em sua carreira ao nadar pela primeira vez nas densas águas do Rio Negro. Outro nome conhecido do grande público é o equatoriano Esteban Enderica, que em agosto sagrou-se campeão pan-americano nos Jogos de Lima e vive uma das melhores fases da carreira.

Axel Reymond – Foto Reprodução

Entre as mulheres participarão da competição atletas que disputaram o último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju e no momento estão focadas para conquistar a vaga olímpica para os Jogos de Tóquio-2020 na seletiva do ano que vem. É o caso da espanhola Paula Ruiz, da peruana María Bramont-Arias e da portuguesa Angélica André que venceu a edição do ano passado em Manaus. Outros atletas estrangeiros que disputam o evento são os espanhois Maria Vilas, Maria Claro e Guillem Pujol e o peruano Alonso Castro.

"Vamos ter a nata da natação no Amazonas, pois teremos grandes nomes da natação internacional, que figuram nas principais competições do mundo, como também os técnicos desses atletas, que são extremamente renomados", disse o organizador do evento, Pierre Gadelha. A disputa entre estes atletas profissionais conta como categoria elite da travessia com largada às 7h30. Dez minutos depois nadarão os demais participantes da prova amadora. A prova de 8,5 km tem saída na Ponta do Camaleão e chegada na Praia da Ponta Negra.

 

Allan do Carmo e Fernando Ponte nadam a prova – Foto: CBDA

Brasileiros presentes

O Brasil também estará bem representado para encarar os desafiantes estrangeiros. A dupla Allan do Carmo e Fernando Ponte já confirmou presença para nadar a edição 2019 da Travessia Almirante Tamandaré. Allan conhece muito bem o Rio Negro e em 2017 foi o grande campeão da prova de 8,5 km. Os dois atletas, inclusive, também participaram do Mundial na Coreia do Sul este ano. Porém, o grande objetivo de ambos é conquistar uma vaga olímpica na seletiva do ano que vem.

Quem já esta garantida nos Jogos Olímpicos e também no Rio Negro Challenge é Ana Marcela Cunha. Com um temporada incrível somando conquistas em tudo que disputou, a nadadora baiana vai encarar mais uma vez o Rio Negro Champions, uma versão de desafio onde ela encara uma adversária mano a mano. Ano passado ela nadou contra a campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e desta vez sua adversária será uma nadadora francesa ainda não divulgada pela organização.

Ana Marcela Cunha no Rio Negro Champions – Foto: Reprodução

Além das provas envolvendo atletas de elite e a Travessia Almirante Tamandaré, o Rio Negro Challenge terá outras distâncias para o público geral com percursos de 3 km, 1,5 km e 500m, esta última exclusiva para atletas com idades de 8 a 13 anos. Também será realizado mais uma vez o Relay 3x500m, uma disputa em equipe de três atletas onde cada membro do time nada 500 metros. As inscrições para estas provas menores inda estão abertas e podem ser feitas aqui na SWIM CHANNEL.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel