Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Desafios concluídos na Travessia do Leme ao Pontal

swimchannel

28/10/2019 18h00

Foi um fim de semana intenso no litoral do Rio de Janeiro. Entre sexta e domingo foram feitas quatro tentativas de atravessar a nado a mais longa travessia de águas abertas do país: os 35 km que separaram as praias do Leme até o Pontal. E o saldo foi positivo, com três destas tentativas terminando com sucesso e acontecendo um abandono.

A primeira a cair nas águas cariocas foi Beatriz Nantes na madrugada de sexta-feira. A nadadora paulista se preparou ao longo de muitos meses para encarar este desafio e conseguiu completá-lo com sucesso. Bia encarou a prova na categoria sem neoprene e concluiu a missão com o ótimo tempo de 9h17min, sendo a melhor atleta do fim de semana e ficando a 23 minutos do recorde de Betina Lorscheitter. Para ela, foi a reta final da prova a parte mais difícil com muitas ondulações e ventos.

Na madrugada de sábado dois nadadores caíram na água para completar o desafio. Um deles foi Roberto Filho que também nadou na categoria sem neoprene. O nadador paulista encontrou bastante dificuldade com mudanças na maré e fortes ventos na parte final da travessia, mas manteve sua estratégia e conseguiu chegar até a Praia do Pontal depois de nadar por 14h35min.

Euzebio Chaves durante a Travessia do Leme ao Pontal – Foto: Reprodução

Já Euzebio Chaves não conseguiu concluir o desafio. O nadador mantinha uma velocidade média de 3km/h, mas teve que abortar sua tentativa na altura do quilometro 13 após sentir-se mal na prova com muitos enjoos. Por medidas de segurança o atleta foi retirado da água e infelizmente não conseguiu terminar o percurso. Ele foi colocado no barco de apoio e retornou ao ponto de largada para se recuperar.

Por fim na madrugada de domingo foi a vez de outro paulista encarar o desafio: Victor Sano. O nadador também encontrou muitos percalços ao longo do percurso, mas seguiu em frente e conseguiu completar os 35 km em 10h58min. Victor procurou fazer uma estratégia diferente, procurando explorar as melhores condições do mar, para pegar ventos e ondulações mais fracas. Ele também encarou todo o desafio na categoria sem neoprene.

Com essas três travessias concluídas, são agora 45 provas já realizadas no mar do Rio de Janeiro: 19 na categoria solo sem neoprene, dez na categoria solo com neoprene, dez na categoria revezamento com neoprene e mais seis na categoria revezamento sem neoprene.

Cada vez mais atraindo a atenção de nadadores e ultramaratonistas de águas abertas, a Travessia do Leme ao Pontal vem se consolidando com uma das maiores do Brasil. Para realizar este desafio é preciso fazer uma reserva de janela e conferir todas as regras para participar da prova. Mais detalhes no site da Leme to Pontal Swimming Association aqui: swimlpsa.com.br/.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel