Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Guilherme Costa vence duelo contra Allan do Carmo no Rei do Mar

swimchannel

16/12/2019 17h54

As areias e o mar do Posto 6 da Praia de Copacabana ferveram neste domingo na disputa do Desafio Rei e Rainha do Mar 2019. A histórica edição deste final de semana celebrou os dez anos do evento multiesportivo, que se consolidou como o maior e mais importante de esportes de praia do país. Entre os quase 4 mil atletas que participaram da competição estavam dois dos melhores nadadores do Brasil na atualidade: Allan do Carmo, principal atleta de águas abertas da seleção brasileira e Guilherme Costa, que estabeleceu este mês três novos recordes sul-americanos (400m, 800m e 1500m livre) em piscina.

Eles duelaram no Challenge, que teve a distância de 5 km. Ambos estavam cansados pela longa temporada que incluiu Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Jogos Pan-Americanos e Campeonato Mundial Militar, porém, um não queria perder para o outro e esse espírito de competitividade fez com que a prova ficasse ainda mais sensacional. Antes da prova Allan até podia ser cotado como favorito pela experiência em águas abertas e por conhecer muito bem o mar de Copacabana, mas a disputa seria contra um empolgado Guilherme.

Pódio do Challenge masculino – Foto: Reprodução/Instagram

Vindo da melhor competição de sua vida, o Cachorrão sabia que poderia bater seu rival olímpico. A prova desse equilíbrio foram as duas enquetes que a SWIM CHANNEL promoveu nos dias anteriores a prova em suas redes sociais perguntando seus seguidores que seria o grande campeão do Challenge no domingo. No Instagram a maioria optou por Guilherme, já no Facebook quem venceu a enquete foi Allan. Equilíbrio, algo que também se viu na disputa no mar de Copacabana.

Os dois deixaram a concorrência para trás e monopolizaram as atenções de quem estava na Praia de Copacabana assistindo ao embate. A cada braçada ficava difícil saber quem venceria e a chegada seria eletrizante. Ambos chegaram juntos na areia, mas na corrida o Cachorrão correu feito louco para vencer a disputa e sagrar-se campeão do Challenge 2019 do Rei e Rainha do Mar. A SWIM CHANNEL, Guilherme se disse muito feliz pelo resultado e motivado para a próxima temporada que já tem em mente o seu principal objetivo: os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Guilherme Costa foi o grande campeão com o tempo de 56min51s, superando Allan por apenas dois segundos: 56min53s. Lucas Tadeu do CTE/UFMG terminou em terceiro lugar com a marca de 1h04min47. Assista acima ao vídeo da acirrada chegada entre o Cachorrão e Allan.

 

Pódio do Super Challenge masculino – Foto: Reprodução/Instagram

Emoção também no Super Challenge

No Super Challenge de 10 km esperava-se mais um duelo entre Artur Pedroza e Luiz Felipe Lebeis. Porém, o vencedor da prova não foi nenhum dos veteranos e sim o jovem Matheus Avellar, que já havia superado a dupla na edição do primeiro semestre deste ano do Rei e Rainha do Mar. Novamente o jovem nadador do Minas Tênis Clube e companheiro de treino de Guilherme Costa, bateu os experientes atletas de águas abertas cravando o tempo de 1h59min25s, tendo sido o único atleta a concluir a maratona aquática abaixo das duas horas de duração.

A seguir vieram os dois experientes nadadores que nadara próximos de Matheus ao longo de todo o percurso. Pedroza finalizou a maratona de 10 km em 2h00min32 e Lebeis conclui o percurso em 2h00min58s.

Pódio do Super Challenge feminino – Foto: Reprodução/Instagram

Nos 10 km feminino tivemos mais um título do Super Challenge para Catarina Ganzeli, conquistando o tetracampeonato nesta prova. Desde que a prova foi criada em 2016, apenas Catarina triunfou na distância. A nadadora da Unisanta concluiu a prova em 2h11min00s, chegando bem a frente das demais adversárias. Catarina, inclusive, foi a única mulher no top 10 da da prova.

A jovem Vitoria Farabulini da Samir Barel Assessoria Aquática terminou em segundo lugar com 2h19min53s de prova e Larissa Campos da Vem Nadar foi a terceira colocada com 2h29min06s.

 

Demais resultados

Nos Challenge feminino a grande campeã foi a nadadora Gabriela Moraes do Minas TC que concluiu o percurso de 5 km em 1h07min52s. Emanuelly Batista do Vasco da Gama Swim 3 Perfomance Máxima foi a vice-campeã com 1h11min07s de prova e Tyara Ramos terminou em terceiro lugar com 1h12min45s.

No Classic, que teve percurso de 2,5 km, o pódio masculino foi composto pelo campeão Flavio Monteiro da Sinpol/Roraima com 32min42s de tempo total de prova, pelo vice-campeão Daniel da Silva do Flamengo com 33min12s e pelo terceiro colocado Mateus Franco da ADAPT com 33min14s. No feminino a primeira colocada foi Priscilla Magalhães da Vem Nadar com 34min31s seguida por Sara Ribeiro em segundo com 34min40s e por Anna Hatschbach do Curitibano em terceiro com 36min32s.

Já no Sprint, com 1 km de distância, o vencedor no masculino foi luis Fernando Dias com 11min25s, seguido por Guilherme Aquino com 11min32s e Daniel Cunha do Vasco da Gama com 11min56s. No feminino a campeã geral concluiu o percurso em 11min48s, seguida por Ludmila Nardaci da Equipe Toscano com 12min35s e Emanuelly Batista do Vasco da Gama Swim 3 Perfomance Máxima com 12min38s.

Os resultados completos da etapa já estão disponíveis e podem ser conferidos aqui. Também já foi definida a data e local da próxima etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar, que vai acontecer no próximo dia 22 de março de 2020 na Praia do Leblon no Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel