Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasileiros conquistam medalhas no FINA Champions

swimchannel

16/01/2020 16h52

A FINA (Federação Internacional de Natação) abriu a temporada 2020 de competições com a realização da primeira etapa do FINA Champions Swim Series na cidade de  Shenzhen, na China. A competição, que terminou nesta quarta-feira (15) teve a presença de quatro atletas brasileiros: Nicholas SantosJoão Gomes Júnior, Felipe Lima e Marcelo Chierighini.

Nicholas Santos, atleta da Unisanta, venceu os 50m borboleta com o tempo de 23s28 no primeiro dia de competição, batendo Andrii Govorov e Oleg Kostin, segundo e terceiro colocados respectivamente. "Obrigado FINA pelo convite. É a minha segunda vez na série e adorei a edição inaugural em 2019. Nadei bem rápido, até melhorei um recorde sul-americano, então espero que ainda possa fazer melhor este ano. Gosto muito do formato da série, com quatro nadadores por prova e finais diretas. Não há lugar para erros", comentou Nicholas para a FINA.

Nicholas Santos no FINA Champions – Foto: Reprodução

João Gomes Júnior e Felipe Lima nadaram os 50m peito e conquistaram o segundo lugar (27s39) e quarto (27s74) respectivamente. Já Marcelo Chierighini faturou o bronze nos 100m livre com o tempo de 49s38. Nicholas também nadou o 4x100m medley misto e terminou em terceiro com a equipe criada pela FINA com o tempo de 3min50s85.

Na segunda etapa, que será realizada em Pequim nos dias 18 e 19 de janeiro, os mesmos quatro brasileiros cairão na água. A competição, criada ano passado, conta com 14 provas individuais e um revezamento por sessão. Nela, nenhuma bateria é realizada e os os quatro nadadores convidados disputam diretamente as respectivas finais.

https://www.instagram.com/p/B7V8rw4Ajr1/

Nadaram também esta primeira etapa grandes nomes da natação como Anthony Ervin, Matt Grevers, Ryan Murphy, Vladimir Morozov,  Xu Jiayu, Daiya Seto, Tamas Kenderesi, Andrii Govorov, Marco Koch, Sun Yang, Katinka Hosszu, Ranomi Kromowidjojo, Femke Heemskerk, Jeanette Ottesen e Alia Atkinson. De acordo com a FINA, cerca de US$ 1,2 milhões será distribuído entre premiações aos nadadores subirem ao pódio na competição.

Todas as provas do FINA Champions Swim Series 2020 podem ser assistidas na FINA TV e terão ampla cobertura no site da FINA e nas plataformas e mídia social da entidade. Para mais informações sobre a edição 2020 clique aqui.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel