Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Doping de argentino pode dar medalha do Pan de Lima ao Brasil

swimchannel

26/02/2020 11h50

* Publicado originalmente na Best Swimming no dia 22 de fevereiro de 2020

O nadador argentino de águas abertas Guillermo Bertola está suspenso provisoriamente pela FINA aguardando a decisão final do Painel de Doping para a identificação de uma alteração em seu Passaporte Biológico entre as temporadas de 2018 e 2019.

Bertola respondeu a notificação da FINA apontando que realizou uma transfusão de sangue as vésperas da Travessia Santa Fé Coronda em fevereiro do ano passado. Bertola apresentava quadro de anemia, se sentindo muito debilitado e realizou a transfusão poucos dias antes da prova. Ele venceu a distância de 57 km em pouco mais de 7 horas de prova.

Victor Colonese – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A FINA enviou uma suspensão provisória ao nadador após a comparação dos dados do Passaporte Biológico de Bertola. No controle de anti-doping, o argentino fez 11 testes em 2018 e 12 no ano passado. Caso Bertola venha a ser suspenso ele poderá perder a medalha de prata dos 10 km conquistados nos Jogos Pan-Americanos do ano passado, em Lima, Peru.

Caso isso aconteça, o Brasil vai herdar a medalha de bronze. Victor Colonese terminou na quarta colocação e seria beneficiado caso o argentino venha a ser punido. Clique aqui para ler a matéria do jornal argentino Clarín que traz uma reportagem mais completa sobre o caso.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel