Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

CAS/TAS suspende Sun Yang por 8 anos

swimchannel

28/02/2020 08h51

* Publicado originalmente no Blog do Coach no dia 28 de fevereiro de 2020

Terminou, o caso e a carreira de Sun Yang. Aos 28 anos de idade, o primeiro (e único) nadador chinês campeão olímpico recebeu uma dura punição do Tribunal da Corte Suprema com oito anos de suspensão.

Esta era exatamente a pena máxima no pedido da WADA contra o nadador chinês que havia sido absolvido pelo Painel de Doping da FINA por ter destruído as amostras da coleta do seu exame de sangue e se recusado ao fazer o teste de urina. O julgamento havia sido em novembro do ano passado e marcado por uma série de controvérsias e discussões.

Na deliberação do CAS/TAS, os três árbitros Franco Frattini da Itália, Romano Subiotto da Bélgica e Philippe Sands da Grã-Bretanha decidiram por unanimidade para a punição de oito anos. O painel indicou a expressão "comfortable satisfaction", ou seja, sem qualquer dúvida de que Sun Yang violou o artigo 2.5 das regras de doping da FINA ao ter destruído as amostras de sangue coletado, sem justificativa e ainda mais tendo sido avisado de que tal tipo de procedimento poderia ter graves consequências.

Sun Yang – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A punição de oito anos foi por conta do nadador chinês não ser mais réu primário, já que em junho de 2014 já havia sido suspenso em infração anti-doping.

A punição de Sun Yang começa no dia de hoje, 28 de fevereiro de 2020 e vai até 27 de fevereiro de 2028. O CAS/TAS decidiu não fazê-la retroativa indicando que a FINA havia dado condição de absolvição no Painel de Doping em janeiro de 2019, além do atleta ter tido feito outros testes anti-doping em setembro de 2018 sempre com resultados negativos. Assim, nenhum de seus resultados, ou medalhas do Campeonato Mundial de Gwangju foram anulados.

O CAS/TAS deve publicar o documento completo do julgamento em breve no website, porém se ambas as partes optarem por manter a decisão sob sigilo o documento não será conhecido.

Sun Yang – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O Tribunal da Corte Suprema é a última instância da justiça esportiva. Para Sun Yang representa o fim de sua carreira. Uma apelação seria possível apenas na justiça civil, seja na Corte Suprema da Suíça, coisa bastante improvável de acontecer.

A decisão está sendo bastante comemorada pela imprensa internacional e atletas por todo planeta. Enquanto isso, um drama muito grande no esporte chinês, onde um de seus maiores ídolos praticamente diz adeus ao esporte.

Sun Yang acumula 37 medalhas internacionais, são seis medalhas olímpicas, três delas de ouro, 16 em Campeonatos Mundiais de Piscina Longa. Com 11 ouros individuais, é o segundo maior vencedor da história da competição, atrás apenas de Michael Phelps que tem 15 e o mesmo número de Katie Ledecky.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel