Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados para 2021

swimchannel

24/03/2020 12h03

Agora é oficial: os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados para 2021!

A confirmação da mudança veio através de um comunicado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que após uma conversa telefônica com com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, definiram alterar a 32ª edição dos Jogos Olímpicos devido a pandemia do COVID-19.

Inicialmente programado para os dias 24 de julho a 9 de agosto, os Jogos serão realizados no ano que vem em data ainda a ser confirmada. Provavelmente tanto os jogos Olímpicos, quanto os Jogos Paralímpicos, deverão ocorrer no verão japonês. O nome do evento porém não será alterado e continuará sendo chamado como Tóquio-2020.

A notícia também é um tranquilizante para os atletas que pressionaram bastante o COI por uma definição. Muitos deles não estão conseguindo treinar e alguns arriscando sua saúde para manter-se em forma. Com a decisão de adiar a Olimpíada todos poderão ficar mais tranquilos durante a quarentena e reprogramar seus treinamentos.

Os anéis olímpicos – Foto: Chibayasuyoshi Chiba/AFP/Getty Images

Além dos atletas houve bastante pressão de Comitês Olímpicos e Federações Internacionais pela mudança de data. Os Comitês Olímpicos do Canadá, Noruega e Austrália, inclusive, chegaram a afirmar que boicotariam os Jogos caso eles fossem realizados este ano.

Em breve o COI irá informar as novas datas da competição e também das seletivas e pré-olímpicos que seriam realizados nos próximos meses. As Federações Internacionais também irão adequar seus calendários para não haver conflito com os Jogos. O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, que seria realizado ano que vem deve ser adiado.

Veja abaixo algumas reações de nadadores sobre a mudança dos Jogos:

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel