Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

40 anos de um recorde histórico

swimchannel

11/04/2020 19h59

No último dia 9 de abril uma das performances mais icônicas da natação brasileira completou 40 anos. Neste dia em 1980, Djan Madruga estabelecia uma marca histórica no Campeonato Americano em Austin, no Texas. Preparando-se para os Jogos Olímpicos de Moscou, que aconteceriam quatro meses depois, o nadador venceu a final dos 800m livre com um tempo impressionante: 7min59s85.

A marca foi histórica por vários fatores. Primeiro porque com esta marca Djan tornava-se o primeiro nadador sul-americano a completar a distância abaixo dos 8 minutos. Segundo porque cravava um novo recorde nacional e continental. E terceiro, porque o tempo era nada mais, nada menos do que a segunda melhor performance de todos os tempos, atrás apenas do recorde mundial de Vladimir Salnikov que era de 7min56s49. (Assista aqui ao recorde da prova).

Djan brilhou nesta competição em Austin tendo estabelecido outros dois recordes sul-americanos nos 400m livre com 3min53s91 e nos 400m medley com 4min25s30. Era um sinal do que estaria por vir nos próximos meses nos Jogos de Moscou. Na Rússia, além do bronze com o 4x200m livre (como ele contou na live da SWIM CHANNEL esta semana) ele ainda foi quarto colocado nos 400m livre e quinto nos 400m medley.

Com o passar dos anos, sua marca tornava-se imbatível. Gerações de talentosos fundistas tentaram em vão superá-la. Marcelo Jucá, Cristiano Michelena, David Castro, Luiz Lima, Alexandre Angelotti, Bruno Bonfim. Todos tentavam e não conseguiam bater aquele 7min59s85 que continuavam lá. Intactos.

Até que veio a era dos trajes tecnológicos. No dia 9 de maio de 2009, durante a final dos 800m livre no Troféu Maria Lenk, coube a Luiz Rogério Arapiraca superar a marca de Djan. O baiano venceu a prova em 7min58s2o e colocou um ponto final no recorde que permanecia de pé há 29 anos. E o dia ainda foi de festa para Conrado Chede, vice-campeão e que também rompeu os 8 minutos com 7min59s98.

Luiz Rogério Arapiraca quando bateu o recorde em 2009 – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Após a final Djan resolveu lançar um desafio. Ele propôs que quando o primeiro nadador que conseguisse nadar abaixo do seu tempo usando apenas sunga ele daria uma premiação de US$ 5 mil e até hoje ninguém conseguiu fazer esse tempo nas regras de Djan.

A marca de Djan foi tão forte que até hoje ele é o oitavo nadador brasileiro mais rápido na história da prova. Após o feito de Arapiraca, foi preciso esperar mais de cinco anos para que outro brasileiro voltasse a nadar abaixo do antigo recorde de Djan. Na final do Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata em outubro de 2014, Miguel Valente nadou para 7min59s47.

Agora fica a pergunta: imagine qual seria o tempo de Djan Madruga nos dias de hoje com cada vez mais inovações técnicas e tecnológicas na natação?

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel