Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Os nadadores quarentões em Jogos Olímpicos

swimchannel

20/04/2020 12h20

Participar de uma edição dos Jogos Olímpicos requer sacrifícios para todos os atletas. Agora participar de uma edição em uma idade mais avançada requer ainda mais treinamentos, foco e cuidados com a saúde. Até hoje na história da natação existem três atletas acima dos 40 anos de idade que conseguiram se classificar para uma edição olímpica: William Henry, Bartholomeus Roodenburch e Dara Torres.

O britânico William Henry disputou os Jogos de Paris em 1900, aos 41 anos. O nadador disputou as provas de natação e também fez parte do time britânico de polo aquático, sendo campeão olímpico naquele ano. Henry nadou também os Jogos Olímpicos Intercalados de 1906,  uma edição extraordinária dos Jogos Olímpicos de comemoração ao décimo aniversário do recomeço dos Jogos em 1896.

William Henry – Foto: Reprodução

Esta edição não é considerada oficial pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e nela Henry nadou a competição aos 46 anos e 304 dias! No evento que ocorreu em Atenas, ele disputou três provas: os 4.000m livre, os 200 metros com barreira e o revezamento 4×250m livre. Após uma vitoriosa carreira Henry, que faleceu em 1928, entrou para o Hall da Fama da Natação Internacional em 1974.

O segundo nadador quarentão a disputar uma edição olímpica na natação foi Bartholomeus Roodenburch, natural de Amsterdã, na Holanda. Há poucos registros sobre a carreira de Roodenburch, mas sabe-se que ele competiu nos Jogos Olímpicos de Londres-1908 aos 42 anos de idade. O holandês nadou apenas a prova dos 100m costas e parou nas eliminatórias terminando em 13º lugar com o tempo de 1min36s2.

Dara Torres – Foto: Reprodução

Por fim, a terceira atleta com mais de 40 anos a disputar a natação olímpica é a mais condecorada e famosa: Dara Torres. Presente nos Jogos de Los-Angeles-1984, Seul-1988, Barcelona-1992 e Sydney-2000, Dara já havia conquistado nove medalhas. Após os Jogos de Sydney resolveu se aposentar aos 33 anos. Porém, retornou as piscinas após o nascimento de seu filho para tentar uma vaga no time olímpico para os Jogos de Pequim-2008.

Após uma ótima campanha na seletiva nacional, Dara obteve vaga para nadar três provas em Pequim aos 41 anos, cinco meses e 12 dias. Na China adicionou mais três medalhas a sua coleção, tendo sido prata nos 50m livre e com os revezamentos 4×100m livre e 4×100m medley. Ela ainda tentou uma classificação para os Jogos de Londres-2012, aos 45 anos, mas parou na seletiva americana e deu adeus ao sonho da sexta Olimpíada.

Nicholas Santos – Foto: Satiro Sodré

Com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021, esse número de atletas quarentões poderá aumentar. Dois velocistas estão treinando e buscando o sonho de novamente nadar uma edição olímpica: Nicholas Santos e Roland Schoeman. Ambos terão 41 anos de idade quando as Olimpíadas de Tóquio começarem ano que vem e buscam atingir o índice na mesma prova, os 50m livre.

O brasileiro pode se tornar ainda o atleta mais velho do país a nadar uma Olimpíada batendo a marca de Fabiola Molina, que nadou em Londres-2012 aos 37 anos e 69 dias de idade.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel