Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nathalia Almeida: uma mudança em busca do sonho olímpico

swimchannel

28/04/2020 12h26

Muitos nadadores de alto rendimento já passaram por algum momento em suas vidas onde tiveram que fazer mudanças. É comum para muitos ter que deixar a família e sair de casa jovem para treinar em outra cidade ou outro país. É uma mudança que impacta na vida destes atletas e os ajuda a crescer dentro e fora d'água. Nathalia Almeida, nadadora do Flamengo, passa por essa experiência.

A jovem de 24 anos deixou o Brasil ano passado mudando-se para a Hungria indo treinar com Shane Tusup. Durante anos ele foi marido e técnico de Katinka Hosszu, sendo o responsável por transformar uma talentosa nadadora húngara na Dama de Ferro, capaz de competir e vencer diversas provas em um mesmo evento. E foi esse o motivo que levou Nathalia a ir treinar com o americano.

Nathalia Almeida – Foto: Mariana Brochado

Tusup tem uma gigantesca contribuição na natação internacional. Quando estava no comando dos treinamentos de Katinka, provou a todos que é possível nadar várias provas em várias competições, sem descanso, desde que o atleta esteja preparado físico e mentalmente.

"Entrei em contato com ele e perguntei se seria possível dele me treinar. A Katinka Hosszu é minha maior referência, por nadar as mesmas provas que eu e trabalhar com ele seria muito importante para minha carreira. Após conversamos ele topou e me mudei para a Hungria onde passei a fazer parte do seu grupo de atletas", conta Nathalia que inicialmente treinou na pequena cidade de Eger e posteriormente mudou-se para a capital Budapeste.

Nathalia Almeida – Foto: Divulgação/Kpaloa

Por lá teve uma rotina pesada de treinamentos e competições que a ajudaram a ganhar mais confiança. O fato de estar na Europa também foi positivo já que ela disputou alguns eventos por lá, podendo desta forma competir contra diversas adversárias de alto nível. "É muito bom poder participar destas competições porque aumenta muito a experiência competitiva. O Shane também sempre me motiva a tentar nadar cada vez melhor. Tem sido muito bom poder passar por isso", disse a Nathalia.

Em janeiro deste ano ela nadou 14 provas no EuroMeet, em Luxemburgo, uma experiência diferente do que estava acostumada. "Achei que não ia aguentar porque o intervalo entre as provas era muito curto. Mas no geral foi bom. O Shane também me ajudou muito física e psicologicamente para esta maratona de prova. A última vez que havia nadado tantas provas num mesmo evento acho que foi no petiz", conta a atleta que revelou que nadar muito ajuda no desenvolvimento de diferentes provas.

Nathalia Almeida – Foto: Mariana Brochado

Uma versatilidade que pode ser vista em seus resultados já que ano passado terminou em segundo lugar no ranking nacional nos 200m medley (2min16s32) e quarto nos 400m medley (4min54s27), além de boas marcas nas provas de nado livre e borboleta.

Atleta do Clube de Regatas do Flamengo, Nathalia conta com fortes patrocínios, entre ele a Kpaloa, empresa líder em vendas de nadadeiras para natação e agora vai em busca de uma vaga olímpica.

"Meu objetivo é o índice olímpico. A mudança de data dá mais tempo para me aperfeiçoar nos treinamentos e buscar esse sonho", finaliza a nadadora que busca a marca de 2min12s56 nos 200m medley. Neste momento de isolamento social ela esta no Rio de Janeiro e deve voltar em breve para Hungria.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel