Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A natação é a atividade extraescolar mais popular no Japão

swimchannel

19/05/2020 16h56

A natação é um dos esportes mais praticados em todo mundo. No Japão, por exemplo, sabe-se que um grande número de adultos e crianças praticam a modalidade. Em pesquisa realizada pelo site Ikōyo, divulgada recentemente pelo portal Nippon.com, revelou-se que a natação é a atividade extraescolar mais popular no país.

A pesquisa diz que embora menos de 30% das crianças até os 3 anos de idade estejam matriculadas em algum tipo aula, essa proporção sobe para 40% para crianças de 4 anos e atinge uma faixa de 60 a 80% para crianças de 5 anos ou mais. A natação ainda é o esporte individual que permanece em primeiro lugar no ranking de atividades extracurriculares, isso porque é a atividade que mais agrada os pais.

Veja a porcentagem de atividades extraescolares por faixa de idade:

Porcentagem de atividades extraescolar por idade – Foto: Reprodução/Nippon.com

 

A natação foi a atividade mais popular escolhida por 38% dos entrevistados e ocupa o primeiro lugar por quatro anos consecutivos desde a pesquisa de 2017. Os pais comentaram que é a principal causa da escolha é a saúde e a prevenção. "Meu filho tinha asma, então eu pensei que nadar o ajudaria a fortalecer seus pulmões" ou "é uma habilidade que salva vidas" são alguns dos comentários dos pais de pequenos japoneses.

O fato de ser um esporte individual também atrai alguns familiares que pensam que "é menos pesado porque você não precisa se revezar" ou "porque não precisa lavar tanta roupa quanto em outros esportes".

Veja abaixo as atividades extraescolares mais habituais no Japão:

Atividade extraescolar mais habituais – Foto: Reprodução/Nippon.com

 

Uma enquete realizada no site "Gooppy" revelou os cursos extraescolares que "realmente valeram a pena" na opinião dos pais e a natação voltou a ser a mais votada com 333 pontos. O segundo lugar ficou com o curso de inglês com 313 pontos e em terceiro vem a caligrafia com 211 pontos.

Matéria realizada com informações do portal Nippon.com. Clique aqui para ler.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel