Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Campeonato Pan-Pacífico é adiado para 2026

swimchannel

29/05/2020 17h20

A edição de 2022 do Campeonato Pan-Pacífico foi cancelada e adiada para 2026. A mudança ocorreu devido as alterações de datas de todos os campeonatos da Federação Internacional de Natação (FINA), principalmente do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, devido a pandemia do COVID-19 que atinge o mundo.

O Mundial de Fukuoka, que aconteceria em 2021, passou para o ano seguinte (2022) e chocaria datas com o Pan-Pacífico, competição que acontece de quatro em quatro anos.

A Swimming Canada fez o anúncio ontem a tarde: "Em respeito às recentes mudanças no calendário esportivo internacional devido à pandemia global do COVID-19, as quatro nações da Carta do Pacífico concordaram em adiar o Campeonato de Natação do Pan-Pacífico 2022″.

Os quatro países membros são Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos."Estamos ansiosos para sediar este evento, mas, em geral, todos podem se beneficiar da decisão de adiar o Campeonato Pan Pacífico por quatro anos", disse a presidente da Canada Swimming, Cheryl Gibson.

A equipe brasileira do Pan-Pacífico – Foto: Reprodução

"O Campeonato Pan Pacífico continuará sendo um evento de referência no futuro. Agora, estamos ansiosos para sediar um grande evento em 2026, acolhendo nossos colegas da Austrália, Japão e Estados Unidos, bem como outros convidados de todo o mundo para uma celebração do nosso esporte da melhor forma possível", completou a presidente da entidade.

Por enquanto o evento permanecerá no Canadá e uma nova cidade anfitriã deverá ser anunciada em breve. Com o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, o ano de 2022 terá a realização do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka em maio, além dos Jogos do Commonwealth entre julho a agosto, em Birmingham, na Inglaterra.

O time do 4x100m livre campeão em 2018 – Foto: Instagram de Marcelo Chierighini

O comunicado de imprensa também divulgou que o Campeonato Pan-Pacífico Júnior de 2020 foi adiado para agosto de 2022 no Havaí. Outro grande evento internacional de natação adiado foi o Campeonato Mundial de piscina curta, que estava previsto para dezembro em Abu Dhabi, mas também foi transferido para o fim da temporada de 2021.

O Brasil fechou sua última participação no Campeonato Pan-Pacífico de 2018 em Tóquio com quatro medalhas, mesmo número da edição em Gold Coast-2014. Um ouro com o revezamento 4x100m livre, uma prata com Leonardo de Deus nos 200m borboleta e dois bronzes com João Gomes Júnior nos 100m peito e com Vinícius Lanza nos 100m borboleta. No quadro geral de medalhas os Estado Unidos terminaram na frente em ouros (18) e no total (43).

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel