Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mireia Belmonte e o programa de provas para Tóquio

swimchannel

01/06/2020 17h22

A campeã olímpica, Mireia Belmonte, já voltou aos treinos no Centro de Alto Rendimento de Sant Cugat, em Barcelona. A espanhola treina na água desde o dia 18 de maio, quando o centro foi reaberto, ele estava fechado devido à pandemia do coronavírus

Mireia deu uma entrevista para o canal espanhol RTVE Teledeporte em que falou sobre o período de quarentena e novos desafios para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A nadadora ficou mais de 60 dias sem treinar e contou sobre o que foi mais difícil para manter em forma: seu corpo ou mente.

"Ambos foram difíceis, o corpo é mais difícil porque não treinamos na água por muito tempo e é sempre mais difícil começar de novo. Durante o confinamento, realizamos muitos exercícios básicos, abdominais e cardio, além de exercícios de visualização, por exemplo, imaginando nossa melhor prova na água; portanto, quando pulamos na água, estamos mentalmente mais acostumado a isso", comentou.

Mireia Belmonte – Foto: Getty Images

Do grupo de treinamento de seu treinador Fred Vergnoux são três nadadores da seleção nacional que já estão treinando em Sant Cugat. Ela comentou sobre sua volta aos treinos na piscina. "Toda semana sem nadar é muito difícil de recuperar, e já se passaram nove semanas, por isso será uma longa jornada. Temos que ser pacientes e saber que não é uma questão de um dia, precisamos recuperar o contato com a água e também resistência e velocidade, e para isso precisamos de muito treinamento", disse.

Sobre o programa olímpico, Belmonte contou seus principais objetivos para a próxima edição dos Jogos. "O objetivo principal é  ir a Tóquio e estar no topo do pódio. Mas ainda há um longo caminho a percorrer e tudo não está claro. Temos que ver o planejamento da temporada e ver como a situação evolui e como podemos treinar. Vamos ver se podemos competir fora da Espanha e seguir um calendário o mais normal possível", disse.

A campeã olímpica dos 200m borboleta no Rio-2016 terá um programa de provas recheado. Ela começa nadando os 400m medley, depois os 400m livre. Em um dia, serão duas finais: os 200m medley e os 1500m livre.

Mireia Belmonte – Foto: Divulgação

"Mais um dia de competição foi adicionado e também mais uma prova. O cronograma da competição é mais ou menos o mesmo. Eu vou nadar o maior número possível de provas, porque dessa forma tenho muito mais chances e meu plano de treinamento me permite fazê-lo", completou.

Sobre suas rivais Katie Ledecky, Katinka Hosszu, Boglarka Kapas, entre outras, a espanhola lembrou que todos os nadadores agora estão na mesma posição. "O que sei é que muitas das minhas rivais treinaram durante o confinamento porque seus países permitiram. Mas agora todos os nadadores do mundo estão na mesma posição. Não temos competições à vista, então acho que agora só podemos treinar duro e, quando a temporada começar, dar uma olhada no ranking mundial e ver quais são os rivais mais perigosos", finaliza Mireia.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra com Mireia Belmonte no site da RTVE Teledeporte.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel