Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Campeonato Italiano confirmado para agosto de 2020

swimchannel

12/06/2020 19h11

O Campeonato Italiano foi confirmado para ser realizado entre os dias 12 a 14 de agosto e também será válido como a edição 2020 do Troféu Sette Colli, tradicional competição internacional que não pode ser realizado neste mês devido a pandemia do COVID-19. A participação de estrangeiros esta permitida, porém, o evento vai seguir as regras sanitárias de segurança da Itália e não há ideia quais nadadores não-italianos poderão nadar.

Desta forma a Itália passa a ser o primeiro país do mundo a realizar um campeonato nacional em meio a pandemia e até agora, o governo não deixou claro se haverá espectadores ou não.

A Federação Italiana de Natação (FIN) divulgou um cronograma provisório de datas de outros eventos para o mês de agosto, como a Copa Italiana de polo aquático e o Campeonato Italiano de águas abertas entre os dias 18 a 21 de agosto em Piombino, na Toscana.

Stadio del Nuoto em Roma – Foto: Reprodução

Para os nadadores mais jovens, a FIN especificou que também estão programados os campeonatos de natação assim como eventos de natação artística em uma base regional e de saltos ornamentais em um campeonato nacional.

Pela primeira vez na história o evento, que será realizado no Stadio del Nuoto em Roma, será feito em conjunto com o Sette Colli. Entre os participantes internacionais de 2019 estiveram em ação Pernille Blume, Ranomi Kromowidjojo, Adam Peaty, Chad Le Clos, Michael Andrew, Femke Heemskerk, Katinka Hosszu e o brasileiro Bruno Fratus.

Banner do Troféu Sette Colli 2019 – Foto: Reprodução

É provável que nesta edição apenas nadadores europeus nadem, já que as fronteiras dos países da Europa estão previstas para serem reabertas no dia 1º de julho. A União Europeia divulgou ontem que após a reabertura das fronteiras do bloco  cidadãos de países onde a pandemia não estiver controlada (caso do Brasil) não terão acesso ao continente. Podem existir exceções até a realização do Campeonato, mas a tendência é de não ocorrer a participação de brasileiros na competição.

A maioria dos nadadores competitivos da Itália, entre masters e juniores, retomaram os treinamentos no último mês, já que o país viu o número de casos de coronavírus diminuir. No auge da pandemia, no final de março, a Itália estava com mais de 6 mil novos casos diários, enquanto os hospitais estavam sobrecarregados. Na última semana, o país teve uma média de 300 novos casos por dia, com cerca de 70 mortes diárias.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel