Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Teremos competições da FINA em 2020?

swimchannel

17/06/2020 19h17

A Federação Internacional de Natação (FINA) vem divulgando novas datas de eventos internacionais para os próximos anos. Porém, é possível que para este ano tenhamos poucas competições ou até mesmo nenhuma delas devido ao reajuste de datas e a pandemia do COVID-19.

Na Best Swimming, o Coach Alex Pussieldi comentou sobre a provável não realização da Copa do Mundo de natação neste ano. O Circuito teria seis etapas (Cingapura, Jinan, Kazan, Doha, Berlim e Budapeste). A primeira etapa de Cingapura seria realizada entre os dias 4 e 6 de setembro e tem um pedido de cancelamento pelo Comitê Organizador local em andamento. As outras etapas, ainda em aberto, estão como "a confirmar" no site da entidade.

Piscina de campeonato da FINA – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Mesmo com as recentes reaberturas de piscinas e volta dos principais nadadores aos treinamentos, as fronteiras seguem fechadas e suspensões de voos para vários destinos seguem acontecendo. "É muito, mas muito provável que não tenhamos o circuito em 2020", escreveu Pussieldi no artigo. As seis cidades que sediariam a competição em 2020, já estão confirmadas para 2021, mesmo ano que a FINA remarcou o Campeonato Mundial de piscina curta de Abu Dhabi, que será realizado entre os dias 13 e 18 de dezembro. Já o Circuito da Copa do Mundo será entre 17 de setembro e 30 de outubro.

Mas a Copa do Mundo de natação não é o único evento que corre perigo de não ser realizado este ano. Das dez etapas previstas para o FINA Marathon Swim Series, principal circuito internacional de águas abertas, sete já foram canceladas e duas permanecem no caderno de intenções da FINA: a etapa de Chun'an, na China em 15 de outubro e a de Hong Kong no dia 25 de outubro.

As etapas de Budapeste na Hungria, Setúbal em Portugal, Lac St Jean no Canadá, Lac Megantic no Canadá, Nantou em Taipei, Victoria em Seychelles e Lake Ohrid na Macedônia são as canceladas. Já no Ultra Marathon Swim Series, o circuito de ultramaratonas, já tivemos quatro etapas foram canceladas em Lac St Jean no Canadá, Lake Ohrid na Macedônia, Novi na Croácia e a tradicional Capri-Nápoli na Itália.

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodré/SSPress

A FINA também já remarcou para 2021 os pré-olímpicos de polo aquático, com o masculino para os dias 14 e 21 de fevereiro e o feminino para 17 e 24 de janeiro de 2021. O classificatório de águas abertas e de natação artística também já estão agendados para março de 2021.

A FINA anunciou também as novas datas para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka. O campeonato, que estava previsto para ser realizado entre os dias 16 de julho a 1º de agosto de 2021, será agora realizado entre os dias 13 e 29 de maio de 2022. E por fim, em abril de 2021 será realizada a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais em Tóquio. Clique aqui e veja toda a programação de competições da FINA.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel