Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A volta de Rikako Ikee às piscinas

swimchannel

03/07/2020 18h19

Amanhã a nadadora japonesa Rikako Ikee completa 20 anos. Depois de ter sido diagnosticada com leucemia no começo do ano passado durante uma sessão de treinos, a atleta anunciou sua primeira competição após voltar aos treinamentos: o Campeonato Intercolegial do Japão previsto para outubro.

Rikako está treinando quatro vezes por semana e tem sessões semanais de treinamento na academia visando esse primeiro desafio em outubro. "Meu objetivo atual é o campeonato intercolegial do Japão. Estou treinando duro, acreditando que haverá um torneio. Sinto que estou ficando mais forte dia após dia. Acho que minha capacidade de nadar voltou ao nível que estava no meu primeiro ou segundo ano do ensino médio", completou a nadadora.

Rikako Ikee – Foto: Reprodução

Ela está se reabilitando depois de passar quase um ano no hospital em tratamento para leucemia linfocítica aguda. Apenas alguns meses depois de ter sido eleita a melhor atleta dos Jogos Asiáticos em 2018, ela revelou seu diagnóstico e começou seus tratamentos. A japonesa ficou no hospital até dezembro do ano passado depois de tratamentos quimioterápicos intensos. Desde que retornou aos treinos e a academia, Rikako mudou de treinador deixando Jiro Miki e indo trabalhar com Isamu Nishizaki para a nova campanha olímpica.

Em entrevista ao site SwimSwam, a nadadora comentou que vai ao hospital uma ou duas vezes por mês para exames médicos regulares e reiterou que seu principal objetivo estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. "Os Jogos de Tóquio foram adiados por um ano, e esperava-se que eu competisse, mas estou visando mesmo 2024. Espero construir uma base sólida, já que não estou mais presa às Olimpíadas do ano que vem", completou.

Rikako Ikee – Foto: Peter H. Bick

Depois de grande campanha nas categorias de base, Rikako esteve nos Mundiais Júnior de x e Indianápolis-2017 conquistando 11 medalhas. Participou também dos Jogos do Rio-2016, nadando quatro provas individuais e três revezamentos. Aos 16 anos, chegou em sexto lugar nos 100 metros borboleta em sua única final individual. Em 2018 conquistou o maior número de medalhas da história dos Jogos da Ásia com sete pódios, sendo quatro ouros e três pratas.

A atleta segue bastante popular no Japão e está em comerciais e campanhas. No próximo dia 23 de julho, que marca um ano para a abertura da Olimpíada, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio vai organizar um evento sem público no Estádio Nacional de Tóquio para a contagem regressiva e a atleta foi escolhida para fazer o discurso.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel