Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Troféu José Finkel e Troféu Chico Piscina estão cancelados

swimchannel

07/07/2020 18h22

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou através de comunicado que o Troféu José Finkel e o Troféu Chico Piscina, duas das mais tradicionais competições do calendário nacional estão cancelados. Dessa forma a temporada 2020 não terá nenhum campeonato absoluto de natação, já que o Troféu Brasil, que seria a seletiva olímpica para os Jogos de Tóquio em abril, também já havia sido cancelado em meio a pandemia do COVID-19.

A entidade resolveu cancelar todo seu calendário de eventos até o dia 31 de agosto. O Finkel estava marcado para acontecer entre os dias 11 e 15 de agosto em Guaratinguetá. Já o Chico Piscina seria apenas nos dias 14 a 17 de outubro em Mococa, mas a diretoria da CBDA resolveu cancelar os dois eventos após consultar especialistas e também por "condições de igualdade", já que nem todos os nadadores conseguiram voltar a treinar.

Seguem previstos no calendário nacional os Campeonatos Brasileiros de categoria de Verão, o Infantil em novembro na cidade de Curitiba, o Juvenil em novembro em Uberlândia e o Júnior em dezembro no Rio de Janeiro.

Medalhas do Troféu José Finkel – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Veja abaixo o comunicado da CBDA na íntegra

Depois de conversarmos com os presidentes das federações estaduais, com o corpo médico da CBDA e de analisarmos todo o cenário que a pandemia da COVID-19 ainda nos impõe, decidimos, nesta segunda-feira, prorrogar o cancelamento das competições nacionais até o dia 31 de agosto de 2020.

O momento é desafiador. A CBDA, as Federações, os atletas, pais, clubes, treinadores, associações precisaram se reinventar diante da pior epidemia do século.

Ainda sem termos a certeza do controle do vírus e vendo os diferentes cenários nos estados brasileiros, não vemos condições de realizar competições nacionais em condições de igualdade para todos os participantes.

Aguardaremos até que todos tenham suas piscinas à disposição e que as rotinas sejam retomadas, mesmo que no considerado "novo normal".

Diante disso, o Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação – Troféu José Finkel está cancelado. O Campeonato Internacional Interfederativo Infantil e Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina, que seria em outubro, também ficará para 2021.

Buscaremos realizar o Planeta Água, uma competição que unificaria todas as categorias de idade, em outra data. Cada Federação Estadual fará a análise da sua situação local para, assim que possível, determinar o calendário local, sempre dentro do que for estipulado pelas autoridades estaduais.

Assim que tivermos uma definição sobre um eventual ajuste no calendário definido acima, comunicaremos a todos. A todos os nossos amigos e amigas da comunidade aquática: cuidem da saúde de vocês e dos seus, vamos estar mais fortes quando tudo isso passar.

Luiz Fernando Coelho
Presidente

Renato Cordani
Diretor-executivo

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel