Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Tradicional travessia Capri-Nápoles será no próximo domingo

swimchannel

27/08/2013 17h43

No próximo domingo, dia 1º de setembro, ocorre uma das provas mais tradicionais das águas abertas internacionais: a Travessia Capri-Nápoles. Considerada uma das mais charmosas e difíceis provas de todos os tempos, a maratona tem 36 km e irá encerrar a temporada do Grand Prix da Fina, circuito mundial de distâncias maiores do que 15 km que a entidade internacional realiza anualmente.

Esta travessia nasceu em 1949, quando os amigos italianos Aldo Fioravanti e Cesare Alfieri decidiram nadar a distância que liga a cidade de Nápoles até a ilha de Capri. A dupla demorou cerca de 12 horas para completar o percurso e a partir de 1954 a prova passou a ser disputada oficialmente. E ela é tão importante que até o ano de 1992, quem vencia a travessia era aclamado informalmente como campeão mundial de águas abertas.

Distância entre a Ilha de Capri e Nápoles

Sempre realizada entre os meses de junho e setembro, quando é verão na Itália, a prova deste domingo será a 48ª a ser disputada. Porém, a organização do evento celebrará 60 anos da criação da maratona. Em 1993 a Travessia Capri-Nápoles foi suspensa e em 2003 voltou a ser disputada fazendo parte do Grand Prix da Fina.

A largada da travessia ocorre na bela ilha de Capri e de lá os nadadores percorrem os 36 km até a cidade de Nápoles, no sul da Itália. Normalmente as águas são calmas e não estão tão geladas na época do ano, fazendo com que o maior desafio seja o longo percurso. Uma curiosidade foi que nos anos 1960 e 1970 diversos nadadores egípcios disputaram e venceram a prova, sendo apelidados pelos italianos de "Crocodilos do Nilo".

A bela ilha de Capri, na Itália

Grandes nomes das águas abertas do Brasil já disputaram a travessia. Entre eles, Abílio Couto e Igor de Souza que nadaram respectivamente três e seis vezes a tradicional maratona, mas nunca conseguiram vencer a prova. Entre as mulheres o melhor resultado foi com Renata Agondi em 1986, quando ela terminou a prova na sexta colocação geral (sendo a terceira mulher a completar o percurso). Este ano, dois brasileiros estão inscritos para a prova: Tiago Sato e Matheus Evangelista.

O maior vencedor desta prova é o italiano Giulio Travaglio, com cinco vitórias na década de 1960. Já os recordes de tempo pertencem a dois atletas contemporâneos. A alemã Angela Maurer estabeleceu o recorde feminino do evento em 2003 ao nadar para 7h00min08s, enquanto o recém-aposentado nadador australiano Trent Grimsey cravou ano passado a marca mais rápida da travessia em 6h29min02s.

Campeã mundial dos 25 km, Martina Grimaldi será a grande atração da prova

Para mais informações sobre o evento visite o site oficial da prova, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel