Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Sul-Americano Juvenil tem início em Cali

swimchannel

18/04/2017 11h48

Tem início hoje mais uma edição do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, uma das competições mais tradicionais do continente e que já ajudou a revelar grandes nadadores. Sediado desta vez em Cali, na Colômbia, o evento contará com a presença de 900 atletas de 15 países. Devido a todo imbróglio envolvendo a situação financeira e jurídica da CBDA, a presença da seleção brasileira esteve ameaçada. Após receber um suporte e apoio do COB os nadadores brasileiros foram tranquilizados e viajaram para a Colômbia durante o feriado de Páscoa.

Mesmo com uma equipe recheada de nadadores que chegam pela primeira vez a uma seleção de base, o país é novamente o grande favorito para terminar a frente no quadro de medalhas e somatória de pontos na natação. Em Cali a seleção terá 47 nadadores divididos em duas categorias: o Juvenil A com nadadores de 14 e 15 anos de idade e o Juvenil B para atletas de 16 a 18 anos. Acompanham os atletas outros quatro técnicos e mais quatro profissionais da comissão técnica. As provas serão disputadas no Complexo de Piscinas Hernando Botero Byrne, mesmo local dos Jogos Pan-Americanos de 1971.

Nadadores brasileiros posam antes de embarcar para Cali – Foto: Reprodução

Antes de definir a equipe oficial (clique aqui para ver a lista com todos os convocados) a CBDA havia selecionado atletas com experiência internacional e passagens pela seleção de base como Maria Paula Heitmann, Rafaela Raurich, Maria Luiza Pessanha e Caio Pumputis, que pediram a desconvocação visando o Troféu Maria Lenk, que tem início daqui a duas semanas e será a seletiva brasileira para o Campeonato Mundial Júnior que será realizado em agosto, na cidade de Indianápolis nos Estados Unidos.

Nas águas abertas o Brasil vai com 12 nadadores divididos em três categorias. Os nadadores de 14 e 15 anos nadam a prova de 5 km, os atletas de 16 e 17 anos competirão nos 7,5 km e o grupo de nadadores de 18 e 19 anos disputam a maratona aquática de 10 km. O destaque é a presença da nadadora olímpica Gabrielle Roncatto que nadará a prova de 10 km no Lago Calima. As datas do Sul-Americano Juvenil são diferente para as duas modalidades. A natação começa hoje e termina no dia 23, quando tem início as travessias em águas abertas que vão até dia 30 de abril.

por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel