Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A perseverança de Etiene Medeiros

swimchannel

16/12/2018 16h44

Na sexta-feira Etiene Medeiros estava confiante que conseguiria avançar para a final dos 50m costas no Mundial. Afinal buscava o tricampeonato consecutivo e era a atual recordista mundial na distância em piscina de 25 metros. Porém, uma patinada na hora da largada enterraram o sonho do tri e a brasileira não conseguiu se recuperar a tempo. Ainda assim fez o 15º tempo. Um vacilo que raramente acontece com atletas experientes.

"Eu caí do bloco e não consegui reagir. Ainda estou sem reação. Esse tipo de coisa não tem como a gente prever ou inventar desculpas. Acontece", disse após a prova sem fugir da responsabilidade e sabendo que ainda teria outra oportunidade de garantir uma medalhas.

Etiene Medeiros – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Dois dias depois a chance de se recuperar chegou. Final dos 50m livre. A brasileira entra na piscina para cair na raia de número 3, referente ao terceiro melhor tempo das semifinais, quando havia superado o recorde sul-americano e igualado o recorde das Américas: 23s82. O tempo lhe credenciava ao pódio. A concorrência era pesada. As holandas Ranomi Kromowidjojo e Femke Heemskerk e a americana Mallory Comerford.

Etiene sabia que para ganhar uma medalha teria que ser mais veloz do que na semifinal e que não poderia vacilar como nos 50m costas. Depois de 23s76, uma prova impecável. Novo recorde sul-americano. Novo recorde das Américas. E medalha de bronze na prova onde ela havia feito a final olímpica no Rio-2016. A volta por cima havia sido dada.

Pódio dos 50m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Foi sua sexta medalha em Mundiais de curta e de longe a mais significativa, afinal os 50m livre fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos, algo que os 50m costas não fazem. Etiene tem consciência disso. Afirmou que não vai abandonar os 50m costas, mas que sabe da importância dos 50m livre e que sente que pode chegar em Tóquio-2020 entre as cotadas para conquistar uma medalha.

Ao subir no pódio em Hangzhou, Etiene mostra uma poderosa força mental de superar uma falha terrível. E revela também uma grande perseverança mostrando que sempre é possível se recuperar para conquistar o sucesso.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel