Topo
Swim Channel

Swim Channel

Categorias

Histórico

Resumo das águas abertas do Mundial de Gwangju

swimchannel

19/07/2019 16h09

As provas de águas abertas no Mundial de Desportes Aquáticos 2019 começaram no domingo (14) e terminaram na madrugada desta sexta-feira (19) na cidade de Yeosu, a 86 km de Gwangju, onde serão realizadas as disputadas das outras modalidades deste Mundial.

Na pontuação geral o título ficou com a França que somou 121 pontos. A Itália ficou em segundo lugar com 102 pontos e a Alemanha completou o pódio geral com 99 pontos. O Brasil, com as duas medalhas de ouro de Ana Marcela Cunha, ficou na quinta colocação com 59 pontos.

Na 18ª edição das águas abertas no Mundial, Ana Marcela Cunha fez história e conquistou duas medalhas de ouro. Agora a nadadora possui 11 medalhas em Mundiais de Esportes Aquáticos da Fina, tornando-se a atleta que mais venceu no evento.

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodré

Ana Marcela venceu os 5 km no Yeosu Expo Ocean Park com o tempo de 57min56s0. Aurélie Muller da França ficou em segundo. A alemã Leonie Beck e a americana Hannah Moore terminaram empatadas e dividiram o terceiro lugar. Com o resultado, a brasileria deixou a holandesa Edith van Dijk, com quem dividia o recorde de pódios, para trás e assumiu  a liderança no ranking de medalhas em Mundiais. A outra brasileira na prova, Viviane Jungblut, terminou a prova na 21ª colocação. Veja o resultado completo da prova aqui.

Na prova masculina dos 5 km vitória para o húngaro Kristof Razosky com a marca de 53min22s1. A medalha de prata ficou com o francês Logan Fontaine que nadou o percurso em 53min32s2 e o bronze ficou com o canadense Eric Hedlin com 53min32s4. Fernando Ponte e Diogo Villarinho foram os representantes do Brasil e terminaram em 25º e 36º lugar, respectivamente. Veja aqui os resultados da prova de 5 km masculina.

Nos 25 km tivemos mais uma vitória de Ana Marcela que sagrou-se pela quarta vez campeã mundial nos 25 km. Com condições adversas a baiana bateu na frente com o tempo de 5h03min03s0, superando a alemã Finnia Wunram com 5h08min11s6 e a francesa Lara Granjeon com 5h08min21s2 de prova que completaram o pódio. O resultado completo desta prova pode ser conferido aqui. Já prova masculina o vencedor foi Axel Reymond que conquistou o bicampeonato com o tempo de 4h51min06s2. O russo Kirill Belyaev e o italiano Alessio Occhipinti também foram ao pódio. Veja o resultado completo dos 25 km aqui.

Ana Marcela Cunha no pódio dos 25 km – Foto: Satiro Sodré

As provas de 10 km tiveram um peso maior, afinal eram classificatórias para os Jogos Olímpicos de Tóquio do ano que vem. A prova foi marcada por disputas acirradas, alegrias e frustrações.

Na prova masculina o alemão Florian Wellbrock conquistou seu primeiro título mundial após uma árdua batalha contra os concorrentes principalmente o francês Marc-Antoine Olivier, a quem só superou a batida de mão. Wellbrock levou o ouro com 1h47min55s9 contra 1h47min56s1 do adversário. A medalha de bronze ficou com o alemão Rob Muffels. Também se classificaram para Tóquio Kristof Rasovszky (Hungria), Jordan Wilimovsky (EUA), Gregorio Paltrinieri (Itália), Ferry Weertman (Holanda), Alberto Martinez (Espanha), Mario Sanzullo (Itália) e David Aubry (França).

Allan do Carmo ficou na 33ª colocação em 1h50min14s7 e Victor Colonese em 35º lugar com 1h50min15s2. Agora ambos terão que tentar uma vaga através da seletiva olímpica que acontecerá ano que vem em Fukuoka, no Japão. Veja os resultados completos aqui.

Florian Wellbrock – Foto: Reprodução

Na versão feminina Ana Marcela conseguiu se classificar para a Olimpíada ao concluir a prova na quinta colocação geral com a marca de 1h54min50s5. Foi uma prova complicada para a nadadora, já que o mar flat não a agradou e na chegada ela terminou encaixotada pela rivais e perdeu a medalha por alguns detalhes. Ela não escondeu a frustração por não ter subido no pódio e afirmou que a sensação era boa e ruim. Boa pela vaga, ruim sem a medalha. Viviane Jungblut, outra brasileira na prova, terminou na 12ª colocação com o tempo de 1h54min51s9, apenas oito décimos da vaga em sua melhor prova a nível internacional.

A chinesa Xin Xin surpreendeu e com um fortíssimo fim de prova venceu a maratona e tornou-se a primeira chinesa campeã mundial nos 10 km. A americana Haley Anderson ficou com a prata e a italiana Rachele Bruni com o bronze. Além delas e de Ana Marcela, se classificaram para Tóquio Lara Grangeon (França), Ashley Twichell (EUA), Kareena Lee (Austrália), Finnia Wunram (Alemanha), Leonie Beck (Alemanha) e Sharon van Rouwendaal (Holanda). Bicampeã mundial na distância, a francesa Aurélie Muller terminou em 11º lugar e não disputará os Jogos ano que vem. Clique aqui para ver o resultado completo da prova.

O revezamento brasileiro -Foto: Satiro Sodré

Por fim, na disputa por equipes a favorita Alemanha venceu o revezamento de 5 km. A equipe formada por Rob Muffels, Lea Boy, Sarah Kohler e Soeren Meissner completou a distância na frente com o tempo de 53min58s7. A Itália ficou com a prata e os Estados Unidos com o bronze. O time do Brasil nadou com Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Diogo Villarinho e Fernando Ponte ficou com uma comemorada quarta colocação com o tempo final de 54min24s5. Veja o resultado completo aqui.

Agora as atenções se voltam para a piscina. A partir das 22h deste sábado começam as provas de natação com transmissão do Sportv. No domingo pela manhã teremos as finais do primeiro dia de competições em Gwangju. Acompanhe todo o Mundial na SWIM CHANNEL.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.