Camille Muffat (1989 - 2015)
Em julho de 2014, a nadadora francesa Camille Muffat surpreendia o mundo ao revelar que estava deixando as piscinas. "Simplesmente parei de nadar" foi sua declaração ao jornal francês L'Équipe que anunciou em primeira mão o fim da carreira competitiva de Camille. Ontem, dia 9 de março de 2015, o mundo mais uma vez se surpreendia com Camille. E pela última vez. A ex-nadadora francesa morria tragicamente em um acidente aéreo em Villa Castelli, na Argentina.
Camille estava no país sul-americano participando das gravações de um reality show chamado Dropped, que tem uma forma similar ao consagrado Survivor. Participavam juntamente com ela do reality várias estrelas do esporte francês. Camille foi uma das dez vítimas fatais do acidente aéreo entre dois helicópteros que transportavam alguns participantes e a equipe de produção do canal de TV. Ainda não se sabe como aconteceu a tragédia, mas as primeiras informações indicam que os dois helicópteros colidiram no ar e caíram.
A morte de Camille causou comoção na comunidade aquática mundial. Seus companheiros de seleção francesa Florent Manaudou, Fred Bousquet e Yannick Agnel utilizaram seus perfis no Twitter para expressar suas condolências pela tragédia. Outras nadadoras como Jeanette Ottesen e Femke Heemskerk também postaram homenagens em memória da campeã olímpica. Além de Camille outros dois atletas franceses morreram no acidente: Florence Arthaud e Alexis Vastine. O ex-nadador Alain Bernard também participa do reality show, mas não estava a bordo de nenhum dos helicópteros.
A natação e o esporte perderam nesse acidente em Villa Castelli uma de suas melhores nadadoras dos últimos tempos. Campeã olímpica em Londres-2012 nos 400m livre, Camille teve uma carreira curta, porém, recheada de grandes resultados. Além do ouro em Londres, ela ainda foi vice-campeã olímpica nos 200m livre e integrou o revezamento francês 4x200m livre que foi bronze na mesma edição dos Jogos. Ganhou também quatro medalhas em Mundiais de piscina longa, duas medalhas em Mundiais de curta e nove medalhas em Campeonatos Europeus. Também foi recordista mundial dos 400m livre na piscina curta e eleita em 2012 a melhor atleta feminina do esporte francês pelo jornal L'Équipe.
Descanse em paz Camile.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.