Topo

Nadando nas Ondas

swimchannel

07/05/2013 14h32

 

Muitos nadadores adoram brincar no mar e atravessar fortes arrebentações. Não muito diferente disso, muitos também adoram pegar longos "jacarés" e deslizar até a areia

Pois bem, quer demostrar toda sua habilidade nas ondas do Rio de Janeiro?

No dia 18 de maio será realizada a segunda edição do Desafio dos Mares. Um evento com diversas inovações nas provas de águas abertas. Primeiramente o local da prova é uma dos mais belos do Rio de Janeiro e com fortes ondulações: a praia do Pepê na Barra da Tijuca

 

Ondas na Barra da Tijuca

O Desafio dos mares é uma competição por equipe com 6 integrantes, utilizando o sistema  de chaveamento , mas como funciona?

Ao todos sao 4 baterias com apenas 200 metros de percurso.

Cada bateria tera 6 equipes de revezamento.

Ao término da cada bateria, a equipe vencedora está automaticamente classificada para a grande final

O evento também permite o sistema de repescagem, ou seja as duas equipes que chegarem na segunda colocação com os melhores tempos, também se classificarão para a final do Desafio dos Mares

E para demostrar preparo físico, apenas 10 minutos após as baterias eliminatórias as 4 equipes vencedoras mais as 2 equipes da repescagem realizarão a grande final para definir qual será a grande campeã do Desafio dos Mares 2013.

Equipe Gladiadores campeã geral em 2012

 

Tive o prazer de nadar a prova no ano passado, a convite da equipe do Gladiadores, liderada pelo veterano Luiz Lima. Descobrimos da pior maneira , que nao importa o nível do atleta, pois atravessar a arrebentação com onda de 1 metro, dar um tiro de 200 metros, pegar ondas para voltar a areia, enfrentar a água gelada e depois sair correndo feito um "maluco" para entregar a pulseira de controle para o próximo integrante do revezamento é um esforço físico que deixa o atleta com o "coração na boca".

A inovação do evento é tão atrativa que permite que atletas velocistas tenham a mesma chance de vencer que os fundistas ou até mesmo triatletas, ou surfistas, ou remadores de stand Up paddle. Nao importa muito a  modalidade, qualquer atleta que tiver habilidades com as ondas pode vencer o evento

Para ter uma ideia da força das ondas neste época do ano, no mesmo dia estará acontecendo a etapa mundial do WCT de surf profissional com a presença dos melhores surfistas do mundo como o norte americano Kelly Slater e o brasileiro Grabriel Medina.

Ninguém está livre de tomar uma "vaca", nem mesmo Kelly Slater

 

As informações sobre inscrição e chaveamento podem ser encontrada no site : www.desafiodosmares.com

Vale lembrar que cada equipe precisa ter no mínio uma nadadora (sexo feminino) e que a roupa de borracha está liberada (ufa!!!!)

Boas Ondas!

Por Patrick Winker

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nadando nas Ondas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts