A imprensa também nada no Mundial de Barcelona
swimchannel
01/08/2013 20h12
Aconteceu hoje, no Palau Sant Jordi, na mesma piscina de competição das provas de natação do Mundial de Barcelona, o Troféu Omega para profissionais da imprensa.
Entre as etapas das eliminatórias e das finais, foi organizada pela empresa de cronometragem uma competição entre os que estão cobrindo o Mundial. A Omega vem realizando o campeonato, que trata-se mais de uma confraternização, em todos os Mundiais de Esportes Aquáticos, a cada dois anos.
Foto tirada durante o aquecimento dos jornalistas. Notem Gary Hall Jr em frente ao bloco de partida da raia 4
Como existem aqueles que mal sabem nadar e os comentaristas que já foram nadadores de alto nível, uma simples tomada de tempo seria injusta. Por isso, uma regra simples é estipulada. Cada um deve informar seu tempo de balizamento. Quem nadar 50m livre e chegar mais perto do seu tempo, é considerado o vencedor. Obviamente que não era permitido nadar de relógio e nem o tempo corrido era mostrado no placar eletrônico.
11 séries foram disputadas, exatamente o mesmo número de séries dos 50m livre no Mundial amanhã. Quatro brasileiros estavam inscritos: Beatriz Nantes (Esporte em Pauta), Mariana Lajolo (Folha de S. Paulo), Djalma Augusto (SporTV) e este que vos escreve. Mariana teve um compromisso no horário da competição e não pôde nadar.
Alguns nomes conhecidos estiveram na piscina. Entre eles, o americano Jeff Connings, medalhista pan-americano nos 100m peito em 1991, e a sueca Anna-Karin Kammerling, ex-recordista mundial dos 50m borboleta.
Também foi realizado um revezamento 4x50m livre entre equipes representando patrocinadores do Mundial, como Myrtha Pools, Nikon e Speedo, além de equipes da FINA. Os ex-nadadores Mike Mintenko, do Canadá, e Gary Hall Jr, dos Estados Unidos, este último bicampeão olímpico dos 50m livre, eram os maiores nomes presentes. Gary Hall, por sinal, abriu o revezamento para 25s34 (ganhou a Olimpíada de 2004 com 21s93) e reclamou ao sair da água. "Doeu bastante!"
Quem venceu? O que importa? Como disse Anna-Karin Kammerling, "estou sem nadar há algum tempo, não tenho a mínima ideia de quanto consigo fazer. Vim nadar aqui só para me divertir, é isso que importa" Uma ótima oportunidade para dar uma espairecida dentro do turbilhão de trabalho gerado pela competição.
Abaixo, assista um vídeo sobre a competição, com a performance dos brasileiros e o clima descontraído do evento.
Por Daniel Takata
Sobre o Autor
Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
Sobre o Blog
A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.