Dubai-2013 será o Mundial Júnior mais forte da história
swimchannel
15/08/2013 12h18
O emirado de Dubai será palco da quarta edição do Campeonato Mundial Júnior de Natação, competição que reunirá centenas de países durante os dias 26 e 31 de agosto. O evento, criado em 2006, cresceu e tudo indica que esta será a edição mais forte da história já que seleções tradicionais como Estados Unidos, Austrália, França e Japão confirmaram que levarão força máxima para a competição.
"Com certeza esse será o Mundial Júnior mais forte de todos os tempos. As principais potências da natação vão mandar seus melhores nadadores para lá e veremos muitos tempos fortes também. Vai ser um grande campeonato sem dúvida alguma", afirmou o técnico da seleção brasileira Alberto Pinto Silva que viaja para Dubai na próxima semana.
A maior potência da modalidade irá para a competição com seus melhores nadadores juniores. Os Estados Unidos realizaram uma seletiva visando o Mundial Júnior e tempos muito bons foram registrados. Destaques para a nadadora Rebecca Mann, que esteve no Mundial de Barcelona nadando as provas de águas abertas e para o velocista Caeleb Dressel, finalista na seletiva americana para Barcelona e maior aposta do país para o futuro nas provas de velocidade.
O Mundial Júnior teve sua primeira edição em 2006, disputado no Parque Aquático Júnior De Lamare, no Rio de Janeiro. A partir daí o evento só cresceu em número de participantes, delegações e nível técnico. A segunda edição foi disputada em 2008 na cidade mexicana de Monterrey e a terceira em Lima, no Peru, em 2011. Grandes nomes da natação foram revelados nestes eventos como Tyler Clary, Camille Muffat, Danila Izotov e Kosuke Hagino ou tiveram participações tímidas para depois explodir para o cenário mundial caso de Florent Manaudou.
O Brasil subiu ao pódio em todos os Mundiais, conquistando oito medalhas em três edições. Ganhou cinco medalhas no Rio-2006, duas em Monterrey-2008 e uma em Lima-2011.
Muitos nadadores que irão a Dubai estão disputando o Troféu José Finkel, em São Paulo. E alguns conseguiram subir ao pódio pela primeira vez em um Campeonato Brasileiro absoluto, caso da nadadora Natalia de Lucas que venceu os 100m costas e do fundista Brandonn Pierry que fez o seu segundo melhor tempo pessoal nos 400m medley e ganhou a medalha de bronze.
Por Guilherme Freitas
Sobre o Autor
Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
Sobre o Blog
A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.