Topo

Um breve perfil de Rebeca Gusmão

swimchannel

06/09/2013 18h12

Na semana passada o mundo aquático foi sacudido por uma triste notícia. A ex-velocista Rebeca Gusmão estava internada na UTI de um hospital em Brasília e seu estado de saúde era considerado grave. O mais impressionante era o motivo da internação: intoxicação em decorrência de uma tentativa de envenenamento. Rebeca havia tentado o suicídio pela segunda vez este ano, mas a notícia da primeira tentativa não veio a público. De fato um acontecimento trágico, afinal a ex-nadadora foi uma das principais atletas do país na década passada.

Natural de Brasília, Rebeca despontou para o cenário nacional muito jovem. Aos 15 anos de idade já integrava a seleção brasileira principal e disputava seu primeiro Pan-Americano em Winnipeg-1999. Na ocasião, saiu do Canadá com a medalha de bronze no 4x100m livre, medalha que se repetiu em Santo Domingo-2003. E este era apenas o início de sua carreira internacional. Entre 2000 e 2006 disputou sete Campeonatos Mundiais entre piscina curta e longa, conseguindo uma quinta posição em Xangai-2006 nos 50m livre. E nos Jogos Olímpicos de Atenas terminou os 50m livre na 11ª posição e os 100m livre na 20ª. Neste período ainda foi multimedalhista sul-americana, 4ª colocada no Pan-Pacífico de 2006 e recordista sul-americana nos 50m e 100m livre e dos 50m peito.

Nesse período Rebeca protagonizou muitos duelos contra outra jovem velocista, a mineira Flávia Delaroli. A rivalidade sadia entre as duas contribuiu muito para a evolução da natação feminina e as duas se revezavam no lugar mais alto do pódio nas competições nacionais, como Troféu Brasil e Troféu José Finkel. Em Atenas, Flávia foi finalista e Rebeca chegou a semifinal, algo inédito ao Brasil na natação feminina. Na época havia a comparação de que Rebeca x Flávia era uma versão feminina de Gustavo Borges x Fernando Scherer. Rebeca estava em grande fase e para a Olimpíada de Pequim-2008 era cotada como uma das grandes favoritas para estar na disputa da final dos 50m livre. Mas um caso de doping acabou interrompendo sua trajetória nas piscinas.

Rebeca Gusmão no Pan de 2007 – Foto de Satiro Sodré

Durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, Rebeca conquistou as medalhas de ouro nos 50m e nos 100m livre, sendo a primeira mulher brasileira a obter tal feito, além de ser prata com o 4x100m livre e bronze com 4x100m medley. O resultado a colocava no panteão das grandes atletas mulheres do Brasil em todas as modalidades e até hoje nenhuma nadadora conseguiu a medalha de ouro em Pan-Americanos. Em Guadalajara-2011, Graciele Herrman, Daynara de Paula e Joanna Maranhão chegaram perto ficando com a prata (Será que vamos quebrar este paradigma em 2015?).

Porém, no fim daquele ano foi anunciado que o exame antidoping da atleta colhido no Pan havia dado positivo para o uso de esteroides anabolizantes. A Fina (Federação Internacional de Natação) resolveu suspender a nadadora por dois anos, mas Rebeca recorreu e tentou uma reviravolta no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Porém, como já havia sido pega pelo uso de testosterona exógena em 2006, o tribunal cassou suas medalhas e resultados no Pan e a baniu do esporte.

Após a exclusão ela tentou a sorte em outras modalidades como o futebol feminino e campeonatos de supino e levantamento de peso. Se arriscou até na política e concorreu ao cargo de Deputada Federal pelo PC do B em 2010 pelo Distrito Federal, mas não foi eleita. Após essas experiências, assumiu o cargo de gerente de esportes e lazer de Brasília e hoje é diretora de Apoio ao Atleta da Subsecretaria de Esporte do Distrito Federal.

Rebeca durante o Finkel de 2007 – Foto de Satiro Sodré

Porém, em entrevista ao Jornal Extra em 2011, afirmou que estava feliz, mas lamentava não poder nadar nunca mais: "Hoje estaria no ápice da minha carreira. Sinto falta dos treinos, da rotina e dos meus sonhos que foram destruídos".

Ela nunca digeriu muito bem o banimento e sentia muita tristeza por não poder fazer o que mais amava: entrar em uma piscina para competir. Recuperada e de alta do hospital, ela publicou uma mensagem agradecendo as orações e preocupações da família, amigos e fãs. Esperamos que Rebeca deixe os problemas e os fantasmas do passado para trás e que volte a ter a alegria de viver.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um breve perfil de Rebeca Gusmão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts