II Desafio Raia Rápida: análise dos 50m borboleta
swimchannel
13/09/2013 16h51
O Desafio Raia Rápida, competição que reunirá alguns dos mais rápidos nadadores do planeta no Rio de Janeiro, acontecerá no dia 29 de setembro e reunirá as equipes do Brasil, França, Estados Unidos e Austrália. Já trouxemos os participantes das provas de costas e peito. A Swim Channel é consultora técnica do evento, e hoje analisamos a prova de 50m borboleta, que conta com um start list impressionante. Provavelmente será a prova mais forte, e, afora campeonatos mundiais, dificilmente uma outra competição já reuniu nadadores tão fortes na prova.
Pela equipe campeã, os Estados Unidos, Eugene Godsoe nadará a prova, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Mas, em comparação com a última edição, seu status melhorou muito. Aos 25 anos, vem tendo a melhor temporada da vida. Na seletiva americana para o Mundial de Barcelona, venceu os 50m e 100m borboleta, nesta última derrotando o super astro Ryan Lochte. Em Barcelona, ficou com a prata nos 50m, atrás somente de Cesar Cielo, com o melhor tempo de sua vida: 23s05. Vem se firmando como um possível nome para substituir Michael Phelps na seleção americana nos 100m borboleta.
Outro que retorna é o francês Fred Bousquet. Veterano, continua nadando muito rápido. Medalhista olímpico em revezamento e ex-recordista mundial dos 50m livre, permanece entre os melhores do mundo aos 32 anos. No Mundial de Barcelona, nadou os 50m livre e borboleta. Ficou com o bronze no borbo, com 23s11, atrás de Cielo e Godsoe. Seu melhor tempo do ano, no entanto, foi na semifinal da prova, com 22s93. Bousquet é um nadador muito querido não só entre seus companheiros, mas também internacionalmente. Brasileiros como Cielo (que chegou a morar com ele em Auburn, nos Estados Unidos), Bruno Fratus e Nicholas Santos tem nele um grande amigo.
Outro grande velocista que treinou em Auburn, com Cielo e Bousquet, é o australiano Matt Targett. A exemplo do francês e de Eugene Godsoe, também nadou o Raia Rápida do ano passado, quando foi o capitão da equipe de seu país. Medalhista olímpico de revezamento, foi medalha de prata nos 50m borboleta nos mundiais de 2009 e 2011, neste último atrás de Cielo. Este ano, ficou um pouco aquém de sua capacidade no Mundial de Barcelona, parando na semifinal. Mas seu tempo do Campeonato Australiano, em março, está entre os melhores do mundo, com 23s20.
O único nadador de borboleta do Raia Rápida deste ano que não competiu no ano passado é justamente brasileiro. E um dos melhores do mundo. Nicholas Santos é o atual campeão mundial da prova em piscina curta, título obtido no ano passado. Este ano, terminou na quarta posição no Mundial de Barcelona. Ou seja, dos quatro primeiros colocados naquela competição, três estarão no Rio de Janeiro. E Nicholas é o atual líder do ranking mundial, com o tempo obtido na semfinal (22s81). Para Fred Bousquet, apesar de Nicholas não ter subido ao pódio, o brasileiro é o melhor nadador de 50m borboleta do mundo. E também tem uma saída do bloco de partida impressionante, chegando a conseguir uma braçada de vantagem em relação aos seus concorrentes em competições de nível mundial. somente nos 15 metros iniciais.
Como se vê, não há como apontar favoritos. Basicamente, com exceção de Cesar Cielo, os quatro melhores nadadores do mundo nos 50m borboleta dos últimos tempos marcarão presença no Raia Rápida deste ano. Pelo tempo obtido em Barcelona, Nicholas Santos tem uma ligeira vantagem. Mas tudo pode acontecer. A única certeza é que a emoção dará o tom em toda a disputa.
Por Daniel Takata
Sobre o Autor
Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.
Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.
Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.
Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.
Sobre o Blog
A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.