Topo

Ruta Meilutyte: qual é o limite?

swimchannel

12/10/2013 20h14

Como destaque da primera etapa da Copa do Mundo de Moscou, em piscina de 25 metros, poderíamos falar da húngara Katinka Hosszu, que nadou seis das oito provas e levou medalha em todas. Ou poderíamos citar a sueca Sarah Sjostrom, com outra performance avassaladora: três vitórias. Ou ainda o sul-africano Chad Le Clos, com o terceiro melhor tempo da história nos 200m borboleta (os outros dois pertencentes a ele e ao brasileiro Kaio Márcio de Almeida). Ou também o recorde mundial no revezamento 4x50m medley misto pela equipe da Rússia, um recorde esperado, pois foi a primeira vez que a competição foi disputada em uma grande competição internacional após a FINA começar a reconhecer os recordes para a prova. Ou as performances brasileiras, que resultaram numa medalha de bronze nos 400m livre com Lucas Kanieski. Para maiores detalhes do dia em Moscou, acesse o Blog da Swim Brasil e a Best Swimming.

Mas não podemos deixar de dar um destaque especial a mais um recorde mundial da lituana Ruta Meilutyte. No Mundial de Barcelona, ela havia superado a marca mundial nos 100m peito que pertencia a Rebecca Soni. Agora, em piscina curta, na mesma prova, melhora o recorde que também pertencia à americana. Com 1min02s36, abaixa em incríveis 34 centésimos de um recorde da era dos trajes tecnológicos (2009). Para se ter uma ideia, nunca jamais uma nadadora havia abaixado de 1min03s em trajes têxteis.

Sua parcial de volta de 32s80 nos últimos 50 metros foi um pouco mais lenta que a de Soni, mas a ida (29s56) foi mais de meio segundo mais rápida, explicada por sua velocidade natural e também por sua fantástica reação ao tiro de largada, onde ganha até dois décimos em relação a suas concorrentes.

(foto: Francois Xavier Marit/AFP/Getty Images)

Em relação a 2012, em que Ruta foi campeã olímpica e mundial de curta, ela melhorou cerca de um segundo nos 100m peito, tanto na longa quanto na curta. O que nos faz pensar: qual é o limite?

Ela tem somente 16 anos e é um fenômeno do nível Michael Phelps. Aos 16, Phelps foi campeão e recordista mundial dos 200m borboleta em 2001 com 1min54s58 e, em trajes têxteis, ele abaixou até 1min52s06 em 2007 (provavelmente teria nadado para 1min51s sem trajes, mas não é possível saber pois a partir de então obteve seus melhores tempos com trajes tecnológicos).

Se Ruta seguir os passos do americano, ainda pode abaixar bem seus tempos. Será tão impossível ela chegar perto da marca do minuto ou até quebrar a barreira nos próximos anos? É difícil, mas não podemos duvidar. É a única prova de 100 metros em que o recorde ainda está acima de 1min00s.

Em 2007, o site Raia Quatro News fez uma projeção e estimou que a barreira do minuto nos 100m peito feminino em piscina de 50 metros seria quebrada dali a cerca de 25 anos, ou seja, em torno do ano 2032. Em piscina curta, isso aconteceria em torno dos anos 2022-2025.

Ou seja, abaixar do minuto, mesmo que em piscina curta, parecia ser uma tarefa para longo prazo. Mas essas projeções não prevêem o aparecimento de fenômenos como Ruta Meilutyte, que em pouco tempo pode mandar essa previsão para o espaço.

Por Daniel Takata

(foto: The Associated Press)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ruta Meilutyte: qual é o limite? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts