Topo

Um ano de prêmios para Poliana Okimoto

swimchannel

10/11/2013 11h03

O ano de 2013 será inesquecível para Poliana Okimoto. Após o abandono na prova olímpica de águas abertas em Londres-2012, a nadadora deu a volta por cima e deixou seus fantasmas para trás. Poliana teve um ano perfeito após tudo que passou pós-Jogos de Londres. Ganhou três medalhas de no Mundial de Barcelona, uma da cada cor, e ainda venceu as duas últimas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas da Fina, além de bater o recorde sul-americano nos 1500m livre que já vigorava há mais de uma década. E como em qualquer esporte, títulos e medalhas rendem no fim da temporada prêmios. Muitos prêmios.

O primeiro deles já veio. Poliana foi eleita a melhor nadadora de águas abertas de 2013 pela conceituada revista americana Swimming World. O feito lhe rendeu até uma carta de congratulações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), assinada pelo presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman. Foi a primeira vez que uma nadadora do continente americano recebeu tal prêmio da Swimming World, mostrando que de fato ninguém foi melhor do que Poliana nesta temporada.

Poliana Okimoto teve um ano perfeito – Foto de Satiro Sodré

A nadadora concorre a outras premiações e também é a favorita para vencê-los. Uma dessas premiações é a mais importante dos esportes aquáticos: o Prêmio Fina de melhor do mundo, entregue pela Federação Internacional de Natação, maior autoridade da modalidade e similar a Bola de Ouro da Fifa ao melhor jogador do ano. É prêmio máximo que esportista de esportes aquáticos pode vencer e ela é a favorita. Poliana também disputa o Prêmio WOWSA, do site Open Water Swimming, um dos mais tradicionais do planeta, deve ser uma das três finalistas do Prêmio Brasil Olímpico, do COB, e deve vencer também o Troféu Best Swimming 2013, entregue pelo site especializado Best Swimming.

Em conversa com a nossa equipe Poliana disse que jamais esperava ter um ano tão perfeito e que os prêmios são a consagração de tudo que fez. "No começo do ano colocamos como objetivo vencer uma prova, ganhar uma medalha ou bater um recorde. Nunca pensei em ganhar prêmios internacionais. Mas receber e ser indicada para tantas premiações só me deixa mais motivada e feliz de entrar na água e melhorar cada vez mais".

Como diz o velho ditado popular "você colhe o que plantou", Poliana está agora colhendo todos os frutos da árvore do sucesso.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um ano de prêmios para Poliana Okimoto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts