Topo

Nadar Além das Fronteiras

swimchannel

27/12/2013 14h23

Em 1994, o técnico francês Philippe Croizon sofreu um grave acidente. Ele desmontava uma antena de TV no teto de uma casa quando recebeu uma forte descarga elétrica de 20 mil volts. O choque foi tão brutal que ele teve que amputar os braços e pernas, sequelas que quase acabaram com sua vida. Mas este acidente não tirou de Croizon a vontade de viver e ele decidiu começar a fazer algo que mudaria sua vida pra sempre: nadar.

Através do esporte, ele decidiu mostrar a todos que era possível vencer as limitações que o destino lhe reservou. Durante sua recuperação no hospital ele viu um documentário sobre águas abertas e decidiu treinar duro para conseguir atravessar o Canal da Mancha. E ele conseguiu. E em 2010 concluiu a travessia mais famosa do mundo. Croizon então resolver ir mais além e junto com amigos organizou um projeto chamado Swim Beyond the Borders, Nadar Além das Fronteiras, em português.

Croizon, o idealizador do Swim Beyond the Borders – Foto: Divulgação 

O projeto tinha como objetivo "promover a igualdade e a fraternidade entre todos os homens, válidos e inválidos", de acordo com o próprio nadador. O "Nadar Além das Fronteiras" consistia em atravessar a nado entre os cinco continentes: uma travessia entre Oceania e Ásia (de Papua-Nova Guiné a Indonésia), no Mar Vermelho (ligando Ásia e África), o Estreito de Gilbraltar (ligando África e Europa) e o Estreito de Behring (ligando a Ásia e América).

Para fazer estes desafios Croizon utilizou duas próteses parecidas com um pé de pato, roupas especiais de neoprene e treinava cerca de 35 horas por semana. O experiente nadador Arnaud Chassery, com várias travessias e provas em águas abertas no currículo, o acompanhou em todas os eventos.

Em cada prova ao redor do planeta, Croizon colecionou muitas histórias. Ele superou o duro frio de 4°C de temperatura da água para cruzar o Estreito de Behring, teve a companhia de um nativo que decidiu nadar junto com ele e Chassery durante sua travessia entre Papua-Nova Guiné e Indonésia e sentiu o clima de tensão no Oriente Médio quando foi acompanhado por barcos e soldados armados de Israel, Egito e Jordânia quando nadava no Mar Vermelho.

Croizon durante uma de suas travessias – Foto: Xavier Leoty

Ao concluir o desafio de nadar por todos os continentes ele declarou que estava exausto, mas que tudo valia a pena e que nada é impossível. Croizon é um vencedor na vida e no esporte, um grande exemplo a ser seguido.

O canal Sportv está transmitido durante sua programação de fim de ano um documentário especial com todas as travessias realizadas por Croizon e o Swim Beyond the Borders. Confira no site do canal a programação e assista ao filme que vale muito a pena. Aproveitamos e deixamos abaixo um pequeno trailer do Nadar Além das Fronteiras.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nadar Além das Fronteiras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts