Topo

A tabela começa a ser preenchida

swimchannel

23/06/2014 15h01

Desde o dia 1º de abril de 2014, quando a Federação Internacional de Natação (Fina) oficializou os recordes mundiais juniors, jovens nadadores começaram a almejar a honra de ter no currículo um recorde mundial de sua categoria. Tendo como base os recordes de campeonato dos quatro Mundiais Júnior disputados até hoje, a nova tabela de recordes começou a ser preenchida. Para um nadador ser recordista mundial júnior é preciso ter entre 15 e 18 anos de idade. Para nadadoras, entre 14 e 17 anos. Até o momento já são 20 provas com marcas mundiais oficializadas.

Essa semana a tabela voltou a ser atualizada graças a Katie Ledecky. A jovem estrela da natação americana já tem conquistas de gente grande em sua carreira: campeã olímpica em Londres-2012 e quatro medalhas de ouro ganhas no Mundial de Barcelona-2013. Disputando semana passada o Woodlands Swim Team Senior Invite, no Texas, Ledecky estabeleceu novas marcas mundiais juniors para os 400m (4min03s09), 800m (8min11s00) e 1500m livre (15min34s23). Nos 800m e 1500m livre os tempos também são recordes mundiais absolutos e ela também é recordista mundial júnior nos 200m livre.

Ledecky bateu três recordes mundiais júnior essa semana – Foto: Divulgação

Além de Ledecky outras estrelas da natação internacional já têm seus nomes grafados como recordistas mundiais juniors. A multicampeã Ruta Meilutyte é um desses nomes. A lituana tem até o momento o recorde nos 100m peito (1min05s63). Seus recordes de campeonato no Mundial de Dubai-2013 nos 50m peito e 200m medley são referências para novos recordes, que podem ser derrubados pela própria Ruta. Outra estrela é o australiano Mack Horton, melhor atleta do Mundial Júnior de Dubai-2013 e atual recordista de categoria dos 200m, 400m e 1500m livre.

O Brasil também tem o seu recordista. Assim como Cesar Cielo esta na galeria absoluta, no júnior a posição é ocupada por outro velocista: Matheus Santana. O jovem nadador carioca conseguiu estabelecer o recorde mundial júnior nos 100m livre três vezes. Primeiramente no Troféu Maria Lenk, quando fez 48s85 nas eliminatórias e 48s61 na final. Porém, sua melhor marca são os 48s35 feitos no Brasileiro Júnior. Matheus também esta próximo do recorde nos 50m livre, apenas nove centésimos da marca do russo Evgeny Sedov: 22s07. Depois de Matheus o brasileiro mais perto de bater um recorde mundial júnior é Vitor Guaraldo nos 50m costas. Seu melhor tempo é de 25s45 e para ser o recordista da prova ele precisa nadar para 25s44.

Matheus Santana é o atual recordista dos 100m livre – Foto: Satiro Sodré

Preparem-se, pois a partir de agora teremos cada vez mais novos recordistas mundiais. Ou melhor, jovens recordistas mundiais.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A tabela começa a ser preenchida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts