Topo

Samuel de Bona: 'Talvez vença na experiência'

swimchannel

11/12/2014 13h31

Ele é o atual Rei do Mar, mas a coroa está em risco neste ano: Samuel de Bona sabe que tem pela frente uma rivalidade fortíssima dentro de casa. O gaúcho que foi vencedor em 2013 fazendo dupla com a multicampeã Poliana Okimoto, mas agora, com a lesão da paulista, trocou de parceira. Ao lado da conterrânea Betina Lorscheitter, pretende superar a dupla fortíssima e destaque da temporada, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo.

Samuel de Bona é o atual campeão do desafio – Foto: Satiro Sodré

"Eles estão num ano excelente, mas talvez eu ganhe um pouco na experiência por já ter nadado a prova. Eles sabem como eu e a Betina trabalhamos bem em equipe. Vai ser legal ver os dois nadando juntos, eles têm afinidade, mas eu e a Betina treinamos juntos e eu estou acostumado com esse tipo de prova. Isso pode se equiparar ao bom ano deles", disse o nadador à Swim Channel.

Samuel revelou que a prova entra cada vez mais forte ao calendário de muitos atletas das águas abertas. As férias são sempre adiadas pensando no evento. "O nível é muito alto e a prova é decidida no detalhe. Eu e a Betina preparamos nossa estratégia pra ganhar, e pensamos apenas no título". E os concorrentes? Também já inserem a prova em sua temporada. "Todo mundo de fora quer nadar essa prova, porque ela é forte e interessante, tem que usar estratégia e trabalhar em equipe, algo que não fazemos tanto em maratonas. Recebemos muitos recados de gente de fora, pedindo para nadar e para que a gente interceda por eles. Valoriza o Brasil, que é um grande campeão nas maratonas aquáticas".

A prova será no domingo e contará com oito duplas de sete países. Somente o Brasil terá quatro nadadores. E, além de tudo, uma estrela internacional: o alemão Thomas Lurz, por muito tempo considerado o melhor nadador de águas abertas do planeta.

"O Thomaz com certeza dá medo, é um dos maiores atletas do mundo. Mas provamos esse ano inteiro que ele não é imbatível, é como a gente. A maratona brasileira está num ótimo momento. Ele também deve estar bem acuado com a gente. Não é mais o mesmo monstro que ele era na nossa visão. Com certeza é um adversário forte, mas que entrará em nosso território, e aqui em casa ele vai sentir a pressão", finalizou Samuel.

Poliana Okimoto e Samuel de Bona: Rainha e Rei do Mar de 2013 (foto: Satiro Sodré)

Poliana Okimoto, campeã na última temporada, sofreu uma lesão nas costas em 2014 que a tirou da maioria das competições, e optou por não repetir a participação no Rei e Rainha do Mar por não estar 100%.

Por Mayra Siqueira

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Samuel de Bona: 'Talvez vença na experiência' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts