Topo

A acirrada briga por um lugar nos revezamentos

swimchannel

31/03/2015 14h34

O Troféu Maria Lenk, principal competição da natação brasileira, começa dentro de uma semana na piscina do Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro. O campeonato terá 348 atletas e é marcado por ser a última seletiva para o Campeonato Mundial de Kazan. Além dos índices individuais para a Rússia também está em jogo vagas nos revezamentos. Hoje apresentamos aqui como esta a situação nos revezamentos das provas de livre: 4x100m e o 4x200m masculino e feminino. Confira abaixo:

Matheus Santana pode disputar seu primeiro Mundial com o 4x100m livre – Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB

4x100m livre masculino

Equipe até o momento: Bruno Fratus (48s57), Cesar Cielo (48s58), Marcelo Chierighini (49s06) e Matheus Santana (49s07).

Este é o revezamento mais badalado e também mais o concorrido da seleção. Com os resultados registrados no Open a equipe seria composta por um fortíssimo Fratus, Cielo, Chierighini e Matheus. O quarteto estará em ação no Maria Lenk e é esperado que todos nadem na casa dos 48 segundos para garantirem seus postos. Os experientes Nicolas Oliveira e João de Lucca são os outros nadadores mais próximos dos quatro e também têm boas chances de entrar na equipe que tentará em Kazan ratificar seu status de candidato a pódio no Rio-2016.

Larissa Oliveira bateu o recorde sul-americano no Open e lidera o 4x100m livre – Foto: Satiro Sodré

4x100m livre feminino

Equipe até o momento: Larissa Oliveira (54s61), Graciele Herrmann (54s76), Daiane Becker (55s35) e Alessandra Marchioro (55s69).

No Open Larissa bateu o recorde sul-americano na prova e se aproximou do índice individual para Kazan. É nome certo no revezamento, assim como Graciele que também nadou na casa dos 54 segundos na piscina do Botafogo. Com 55s35 Daiane esta muito perto de um lugar no time e Marchioro precisa abaixar seu tempo para também se garantir sem correr riscos. Daynara de Paula e Manuela Lyrio, ambas balizadas para o Maria Lenk com tempos abaixo dos 56 segundos, esperam entrar no revezamento.

Nicolas Oliveira não tem índice, mas deve estar no 4x200m livre – Foto: Satiro Sodré

4x200m livre masculino

Equipe até o momento: Thiago Pereira (1min48s35), João de Lucca (1min48s66), Luiz Altamir (1min49s16) e João Veras Amorim (1min49s82).

Nicolas Oliveira não nadou o Open em dezembro e por isso não tem vaga no revezamento. Porém, é muito provável que ele consiga atingir o índice individual no Maria Lenk (fez 1min46s98 no Pan Pacífico) e consequentemente um lugar na equipe. Thiago tentará nadar apenas o revezamento em Kazan e fez o melhor tempo no Open, mas optou por não nadar esta prova no Maria Lenk. João de Lucca é o outro cotado para atingir o índice individual e cravar uma vaga no revezamento. Pelos resultados recentes, Luiz Altamir é o favorito para pegar a quarta e última vaga, mas João Veras, Gustavo Godoy, Henrique Rodrigues e Fernando Ernesto também deverão disputá-la.

Jessica Cavalheiro pode ser a terceira nadadora com 1min59s no 4x200m livre- Foto: Satiro Sodré

4x200m livre feminino

Equipe até o momento: Larissa Oliveira (1min59s73), Manuela Lyrio (1min59s99), Jessica Cavalheiro (2min00s14) e Gabriele Roncatto (2min02s16).

Únicas a nadar abaixo da casa dos 2 minutos Larissa e Manuela são nomes certos na equipe que irá para Kazan. Jessica se aproximou do 1min59s e está muito perto de garantir uma vaga também. Gabriele tem o quarto posto, mas não o quarto melhor tempo. Giovana Diamante (2min01s16), Julia Volkmann (2min01s86) e Carolina Bilich (2min01s99) já nadaram mais rápido que os 2min02s16 de Gabriele, mas precisam ratificar essa marca no Maria Lenk para garantir uma vaga em Kazan. Disputa bastante acirrada. Na Rússia a meta é bater o histórico recorde sul-americano em vigor desde Atenas-2004.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A acirrada briga por um lugar nos revezamentos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts