Topo

Hegemonia argentina

swimchannel

08/04/2015 13h10

Quando se fala em hegemonia no Troféu Maria Lenk logo vem a mente o nome de Thiago Pereira. Afinal ele não sabe o que é perder os 400m medley desde 2003, quando foi campeão nacional absoluto pela primeira vez. Mas dessa vez não estamos falando sobre o versátil medalhista olímpico e sim de uma nadadora argentina: Julia Sebastian.

Desde 2012 ela esta invicta nos 200m peito. De quebra tornou-se a primeira mulher a vencer a mesma prova por quatro anos consecutivos e em todas as vezes que caiu na água diminuiu seu tempo. Sempre representando a Unisanta, ela fez sua estréia na competição em 2012 e na ocasião ganhou a medalha de ouro com 2min32s81. No ano seguinte ela venceu novamente com 2min31s79 e ano passado sagrou-se tricampeã com 2min28s53. Ontem venceu de novo desta vez com 2min28s38. E com esse resultado se coloca com chances de disputar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Julia Sebastian domina desde 2012 os 200m peito no Maria Lenk – Foto: Satiro Sodré

Nos últimos anos Julia também conquistou outros dois resultados expressivos no Troféu José Finkel. Ano passado, na piscina curta, ela venceu a prova com novo recorde sul-americano: 2min22s32. E em 2013, na longa, ela bateu o recorde de campeonato com 2min28s99.

Os 200m peito feminino é uma das provas mais carentes da atual natação brasileira. Pamela Souza vem sendo a melhor nadadora do país na distância, mas ainda não rompeu a casa dos 2min30s. No retrospecto, Michele Schmidt foi a última nadadora do país a vencer a prova no Troféu Maria Lenk em 2010. E o recorde sul-americano de Carolina Mussi, de 2min27s42, feitos no Maria Lenk em 2009 ainda permanece intocável.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hegemonia argentina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts