Topo

Travessia de Guadalupano: natação e fé!

swimchannel

18/11/2015 15h16

Paradisíaco, badalado e cheio de belezas naturais. Essas características podem definir muito bem Acapulco, balneário na costa sudoeste do México. Porém, Acapulco não vive só de turismo e lazer. A cidade também vive e respira o esporte. Um dos maiores eventos internacionais da cidade é a tradicional Travessia de Guadalupano, que em 2015 terá sua 57ª edição. Esta prova é a maior do calendário de águas abertas do México e vem sendo realizada ininterruptamente há quase 50 anos.

O evento, bastante popular já que chegou a registrar 5 mil participantes em edições passadas, será disputado nas águas da Baía de Santa Lúcia, banhada pelas águas do Oceano Pacífico. Ao todo serão duas provas: uma curta de 1 km no dia 5 de dezembro, com partida na Praia Roqueta e chegada na Praia de Caleta; e a longa de 5 km no dia 6 de dezembro, com largada na Praia de Caleta e chegada na frente do Hotel Crown Plaza.

Neste período do ano é inverno no hemisfério norte, porém Acapulco é uma cidade extremamente tropical e o sol está presente por lá durante praticamente todo o ano. Nesta época a temperatura ambiente oscila entre 26°C e 30°C e a temperatura da água em média de 22°C. Outra característica é a corrente da água na Baía de Santa Lúcia, que é bastante tranquila e tem águas cristalinas.

Atletas prontos para a largada da travessia. Foto – PC Ariel Impresiones

A travessia ganhou o nome de Guadalupano em homenagem a Virgem Morena de Guadalupe, conhecida como a rainha do povo mexicano e também proclamada Padroeira da América Latina. Através da imagem da santa, impressa no manto de São Juan Diego, diversos índios astecas se converteram ao cristianismo no século 16. A Virgem Morena de Guadalupe é a padroeira do México e muito popular não só no país, já que atrai anualmente peregrinos e turistas católicos de todo o mundo.

A primeira edição da travessia aconteceu no dia 12 de dezembro de 1959, quando 84 atletas partiram da Praia da Ilha de la Roqueta e nadaram exatos 4 km para homenagear a Virgem de Guadalupe. O grande idealizador foi Joaquín de la Pena y Castillo, uma das maiores personalidades da natação mexicana e técnico de muitos nadadores que representaram a seleção do México em eventos internacionais.

As inscrições para o evento ainda estão abertas e quem tem interesse de nadar uma prova história, além de conhecer um dos mais belo balneários do mundo, pode obter mais informações através do site As Deporte clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Travessia de Guadalupano: natação e fé! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Mais Posts